O MESTRE: REAL OU FANTASIA ?!
"Olha o jogo do mestre...
(côro: mestre, mestre!)
eu também quero ser mestre!
Mestre também quero ser...
nunca igual a você!
Olha o "joguinho" do mestre!"
Era mais ou menos 1976 e eu já tinha recebido gratuitamente da Capoeira - nessa época ela dava! - o Super Poder, a sensação brucelínica de enfrentar 3 ou 4 sem medo. Nesta data grassava nos "cine-poeiras" a onda Kung Fu, com 2 filmes novos por dia a preço de banana.
Assim, eu almoçava Bruce Lee na Cinelãndia nas minhas duas horas de almoço e jantava KungFu em Botafogo, saindo do cinema às 10-11 horas da noite para a minha casa, em Copacabana. Foram duas semanas nessa patifaria e só sobrou na minha memória, além dos filmes de Bruce Lee, estes dois clássicos:
"A Morte em minhas mãos" e "Cinco dedos de violência".
Abandonei essa loucura após o filme cujo herói tinha uma trança de 1,50 metros e girando a cabeça, derrotava todos com ela. Vieram mais vagabundos, êle fez trejeitos de mão e imediatamente seu corpo começou a inchar, transformando-o em um baiacu humano. Não satisfeito, "plantou bananeira" com o dedo indicador, enquanto lutava de cabeça para baixo, equilibrando no dedo seu pêso baleia.
Aí, tirei meu time. Tinham tirado o glamour marcial, trocando-o pelo surrealismo fantástico. Até isso acontecer, dava gosto ver os filmes, cujo enredo era sempre um super-aluno enfrentando alunos de outras academias e, finalmente, o mestre da mesma, de quem apanhava, mas deixava seu "cartão de visita":
Sou aluno do mestres fulano!
Aí o mestre espancador ía lá academia ou templo do super-aluno para enfrentar e perder para o super-mestre! É claro que o super-aluno não surgia do nada, era mostrado seu sofrido e esforçado inicio, de como era difícil falar com o mestre!MASSIFICAÇÃO
O "boom" da Capoeira fez surgir tipos interessantes:
o Mestre Oficineiro, o Mestre Escritor, o Mestre Empresário e o Contratante!Bira Rasta na Síria!
O Mestre Oficineiro:
Quase sempre um nome de peso na Arte, (faz workshops, palestras, etc) vive com a agenda lotada, a ponto de um ter dito que seu casamento estava "em perigo". Já outro, famoso no RJ por escolher a dedo quem podia participar de seus eventos, ouviu esta do contratador 171:
Eu não presto mas eu te amo"!
Os mestres oficineiros são altamente requisitados por causa de um pedaço de papel: O Certificado (ou Diploma) de Participação.
O Mestre Escritor:
O Mestre Empresário:
É mais visível nos grandes Grupos, que têm espetacular oferta de produtos para a Capoeira e o capoeirista, com produção própria ou em parceria com empresas.Leiteiro e Bira Rasta!
O Contratador:
"DidiLero" é uma pessoa muito educada, carismático, gentil e quando me solicitou apoio, não neguei. Passou-me a impressão de que gostava da Arte, embora não se dedicasse. Fez as duas academias de Capoeira mais bonitas daqui e contratava pessoas de fora do Estado para dar aulas na mesma, ficando êle só na administração. Na última vez que o vi, estava êle num colégio classe A, sentado e com uma planilha, dizendo quantas "negativas" (25) o filhinho de papai teria que fazer usando um tênis como amortecedor. A planilha, com movimentos estipulados para cada aluno, tinha validade de 2 meses, que é quando o autor da mesma viria visitá-lo novamente.Saí o mais rápido que pude!
Me lembro de por 2 vezes estar em uma academia, chegar um capoeirista de renome e o professor oferecer o comando da academia ao mesmo, a fim de que dividisse seus conhecimentos com os alunos. Hoje o desprestígio, digo, o conhecimento está tão massificado que qualquer joverm professor dispensa os conhecimentos dos mais velhos.
Êles estão certos?!
Bira Rasta e Mestre Leopoldina
Bira Rasta é, digamos, um jogador de Capoeira Angola com razoável experiência no assunto, adquirida com suas viagens no Brasil e para o exterior. Anos atrás deu uma Oficina de Capoeira Angola numa cidade distante da capital. Tempo passou e Deus mandou uma epidemia de Capoeira Angola para a capital e um dos "atingidos" foi o Bispo -- 60 anos muito bem vividos na sombra e água fresca -- que logo se travestiu de angoleiro.
A notícia da epidemia chegou na distante cidade e quem tinha feito a Oficina com Bira Rasta, quis a 2ª dose da vacina. Mandaram um representante para contratar Bira Rasta mas, não o encontrando, o sujeito foi ao nome mais famoso:
O Bispo!
Bira Rasta na Holanda!
Êle não pensou duas vezes, viagem com tudo pago e uma Oficina para mais de 30 alunos. Só que o Bispo não sabia que êles estavam embasados por um cara que sabia das coisas, enquanto o Bispo mal sabia rezar! Os participantes da oficina pediram o dinheiro de volta.
O representante foi em cima do Bispo:
"O senhor é um enganador"!
O Bispo retrucou:'O enganador é você"!
Eu "entrei de sola" no assunto:'O Bispo tem razão... se você contrata pela fama, corre risco"!
O que avalia e conceitua na moderna Capoeira Angola até um cego sabe: É a Encenação, a "papagaiada", o "não me toque que eu sou mestre"!
MESTRE?????
Parou o jogo e, de dedo em riste, esbravejou:
"Você não pode fazer isso comigo, porque eu sou mestre"!
O SUPER-MESTRE
Quem já leu Bruce Tegner sabe que êle é um forte candidato ao título. É capaz de ensinar uma bolinha de gude se defender do ataque da outra. Mas aqui nesta cidade Quincas, o desleal coelho, é imbatível. Conheci-o em 1987 com uns 20-25 anos, já extremamente dedicado a viver fazendo o mínimo de esforço possível. Nasceu autodidata e usava esse dom muito bem, comprando livros de artes marciais num dia e se apresentando como professor da mesma no outro.
Assim tentou ser professor de karatê numa universidade, mas não tinha comprovante de faixas... porém, foi (ou é ?!) "pofessô" de Capoeira, de KungFu, muay-thai e boxe tailandês!
UM DIA COM QUINCAS, o desleal coelho
Começamos (as visitas) por uma casa de armas, que nos serviu café, enquanto Quincas mostrava o que tinha prometido ao dono, para divulgar a loja:
500 xeroxs gigantes e mais 4 faixas de 4 metros cada.
Quincas tinha visto minhas colagens artísticas sobre Capoeira e fazia montagens com desenhos de Capoeira e o nome da empresa. Apresentava aos comerciantes, que acreditavam que êle ía fazer a divulgação e lhe davam uma parte dos custos totais em dinheiro.
Na casa de armas êle apresentou uma faixa de papel de 3 metros de comprimento e 1 palmo e pouco de largura, mais umas 5 folhas gigantes e umas 10 normais, ambas em xerox. O dono do comércio disse:
-- Você me enganou, mas sou homem de palavra e vou pagar!
Foram 800 reais em dinheiro da época, 1988. Saímos dali e entramos numa livraria, aonde êle comprou 5 discos e 5 livros "Galo Já Cantou", de Nestor Capoeira. Pagou apenas 2 livros e 2 discos e convenceu o vendedor que voltaria para pagar o resto!
Almoçamos e fomos a 2 Cinemas, nos quais entramos de graça, graças a lábia do sujeito.
De um comerciante ouvi isto, por culpa dêle:
"Capoeira é uma porcaria, não sei como você pode gostar desse troço!"
Visitei-o no outro dia e êle me serviu água num pote plástico de margarina. Nunca mais falei com êle!
Tempos depois Quincas foi visto num uniforme de seda preta, conduzindo o grupo de kung fu do professor que sabia os 109 golpes da garça azul do rabinho branco e a perninha quebrada.
Como diria um mestre:
"um espanto"!
O certo nessa "lenga-lenga" é que aparentemente os mestres não dão mais aulas, viraram "gerentes" ou garotos-propaganda de seus Grupos. Numa oficina na casa de "Pé de Aço" havia um m... do Maranhão. Perguntei a quem o conhecia se êle jogava alguma coisa. Responderam: "não joga, não canta, não toca porque a religião dele não permite"!
CAMARADA, O QUE É MEU...!
A expansão da Capoeira tipo "somos todos irmãos" tirou/está tirando a marcialidade desta Arte. Não se sente mais o calafrio à beira da roda, diante de um jogo mais duro entre mestres. Dois alunos do Almir das Areias visitaram o "Espártaco". Eu que já tinha lido o livro do Almir identifiquei as graduações: Escravo e liberto!
Para o liberto, que mostrou educação e respeito, Espártaco só exibiu sua técnica. Já para o escravo, com sua corrente-graduação (na cintura) e postura desafiadora, foi serviço completo. Terminou com um dos muitos "pulos do gato", que poucos como eu tiveram oportunidade de ver:O golpe: "abre teu olho, menino"!
O escravo levou o "cartão de visita" do mestre, aonde se lia: quem vem lá, sou eu
quem vem lá, sou eu
Berimbau bateu,
Capoeira" sou eu!
Vale a reprise deste comentário conciso porém contundente do leitor Shaos para este doloroso texto:
Shaos disse... Salve!!!
É como diz a canção "...
só quem teve um Mestre sabe a falta que ele faz,
pois um Mestre de verdade
quase não se encontra mais.."
Capoeira é jovem apesar de sábia!
Na história de muitas artes marciais veremos esse mestres fantásticos, falando mais que fazendo.Mas como vc diz grandes nomes, nem sempre escondem grandes mestres!
Grandes mestres que conheci em meu caminho, poucos ouviram falar, e de fato esses tinham a Arte da Capoeira não só nas palavras mas no geito de olhar.
Eles são raros mas estao por ai!
É uma pena que as vezes as ferramentas para o crescimento da Arte tornam-se fins e não meios.
Léo e Bira Rasta!
RESPEITA O MESTRE, MENINO !
"Pluto", um "brazil-liano", tem um curso para m... de 10 anos de duração, mas que já está superado pelo curso supletivo de formação de pestes, digo m..., feito em casa, via DVDs.A Capoeira hoje tem poucos "Quincas", o desleal coelho, mas tem muitos "Plutos"!.
Diria o Jeca Tatu:Ih, tá már!!!!
Salve!!!
ResponderExcluirÉ como diz a canção "...só quem teve um Mestre sabe a falta que ele faz, pois um Mestre de verdade quase não se encontra mais.."
capoeira é jovem apesar de sabia, na história de muitas artes marciais veremos esse mestres fantasticos falando mais que fazendo.
Mas como vc diz grandes nomes, nem sempre escondem grandes mestres, grandes mestres que conheci em meu caminho, poucos ouviram falar, e de fato esses tinham a arte da capoeira nao so nas palavras mas no geito de olhar. Eles são raros mas estao por ai.
É uma pena que as vezes as ferramentas para o crescimento da arte tornamn-se fins e nao meios.
Axé
Shaos