Pesquisa feita em varias revistas e parte da minha vivência na Arte-Capoeira!
1-Nome, apelido e o grupo que o Sr. pertence?
2-Quando iniciou aonde e com quem?
3-Qual a sua versão para a origem da Capoeira?
4-A Capoeira perdeu muito da tradição ou não?
5-Quais são os principais fundamentos da Capoeira?
6-Capoeira é jogo e luta, só jogo ou só luta?
7-Para ser Mestre de Capoeira precisa-se saber oque?
8-E para ser Mestre de Capoeira Angola?
9-Um Mestre tem que saber tocar, cantar e jogar bem ou não?
10-É mais facil ser Mestre hoje ou antigamente?
11-Temos + de 50 mestres no Estado mas na maioria dos Batizados só se vê 1 ou 2 porque?
12-O Sr. faz contato com outros Mestres?
13-O cara só sabe uma duzia de golpes e é chamado de mestre só porque é velho na Capoeira. Esta certo isto ?
14-Quem se destacou na Capoeira Antigamente e Hoje neste Estado?
15-O Mestre muda de grupo é rebaixado e sobe se ele chegar a MESTRE ele sera BI-MESTRE?
16-Os antigos não faziam aquecimento para jogar, o Sr. faz?
17-MESTRANDO, MESTRE,MESTRE EXTRA-OFICIALMENTE, MESTRE EFETIVO. MESTRE HONORARIO, GRÃO-MESTRE e MESTRISSIMO, o Sr. é oque?
18-O aluno deve testar o Mestre só para provar que é bom?
19-Logo que o aluno se acha bom sai e forma seu grupo, ele esta certo?
20-Passar por varios grupos atrapalha ou melhora o aluno?
21-O Sr. proibe seus alunos de visitarem outros grupos?
22-Qual sua opinião sobre a rivalidade entre grupos?
23- A roda é o local certo para acertarem suas diferenças?
24-Judõ,Karatê ,Jiu-Jitsu e Capoeira! Qual a melhor luta?
25- Angola,Regional, sinhozinho, samango,Muzenza, HidroCapoeira, Miudinho, Figth, Capoeira vem mais COISAS por ai?
26-Roda de rua o Sr. é contra ou a favor?
27-Tem gente que só quer Capoeira como esporte, lazer, terapia.Vale a pena ensinar essas pessoas?
28- Como o Sr. define a SUA CAPOEIRA?
29- Levantar peso ajuda o capoeirista?
30- Como está a qualidade da Capoeira neste Estado?
31- Angola, Regional, Iuna,Santa Maria, Idalina. O Sr. dança conforme a musica ou não existe mais um jogo para cada toque?
32- Professor é um educador, nesses tempos violentos ensinar crianças zum zum zum Capoeira mata um não é errado?
33- Capoeira é no pé, no pau, na mão, é na ponta da faca, é no facão! O Sr. concorda com isso?
34- Dizem que na Angola ninguem bate em ninguem, é só Paz e Amor mas Pastinha usava uma foice no berimbau, os antigos usavam paus e navalhas e aqui um usa até revolver e ai?
35-Tava lá no pé da cruz-Ieh viva meu Deus- Santo Antonio é protetor- Valha-me Deus Senhor São Bento- Santa Maria mãe de Deus- Capoeira tem ou é religião?
36- Alguns evangelicos acham a Capoeira Demoniaca e o Sr.?
37-O Sr. coloca apelido no aluno?
38- King-Kong- Macaco-Urubu- Abutre-Carvão, pode haver processo por isso?
39- O Sr. ja foi discriminado por ser Capoerista?
40- Oque o Sr. acha das acrobacias?
41- A nivel de divulgação da Capoeira a FEDERAÇÃO esta cumprindo o seu papel?
42- Ja viram capoeirista jogando de patins ou com a corda amarrada na cabeça ou na perna. O Sr. ja viu algo assim na roda?
43- Como o Sr. vê a crescente participação da mulher na Capoeira?
44- Quais as dificuldades que elas encontram na Capoeira?
45- Oque o Sr. acha da relação afetiva entre professores e alunas?
46- Como esta a Capoeira neste Estado?
47- O Sr. encontrou dificuldades no inicio do seu ensino?
48- O Sr. tem apoio de alguem?
49- Qual o momento mais marcante da sua vida na Capoeira?
50- Qual é a sua FILOSOFIA de vida?
51- Voçe é a mesma pessoa dentro e fora da Capoeira?
52- A Capoeira contribui na sua personalidade e vida pessoal?
53- Qual o rumo que a Capoeira deve seguir?
54- Sou discipulo que aprendo,sou Mestre que dou lição! Na Capoeira tem mais professor que aluno?
55- Capoeira ou Capoeirista tem diferença?
56-Tem mensagem parao capoeirista?
57- Mestre EXTRA-OFICIALMENTE é Mestre ou não é? Se for, para que EFETIVA-LO, ou ao efetiva-lo, ele não se torna BI-MESTRE?
58- Um Bispo mormon capoeirista não canta IEH VIVA MEU DEUS para não pronunciar o nome de Deus em vão mesmo ele se dizendo M... de Angola!
Essa PASTEURIZAÇÃO DA CAPOEIRA, mudança da cor da calça de Angola, tirar o atabaque, não cantar certas músicas para servir interesses pessoais É INEVITAVEL ou deveremos começar a nos MOBILIZAR CONTRA ISSO?
59- É provavel que ja exista Grupo Evangelico de Capoeira fazendo Roda sem atabaque, cedo ou tarde sairá o Berimbau, e ai com é que fica?
CAPOEIRA ANGOLA EM BELÉM... ONDE? ONDE?
Já por volta de 1980 no Rio levei ao pé da letra a música "Iaiá, Ioiô, onde tiver Capoeira, me chama que eu vou!"
Comecei visitando as Rodas do Grupo SENZALA em Copacabana e depois as Rodas em São Cristovão, Quinta da Boa Vista, Rodoviária de Nova Iguaçu, o Poeira em Padre Miguel, o Pantera na Tijuca e o mestre Gilberto na Barra.
De 1980 a 83 praticamente não vi Angola (em Nova Iguaçu era mais Angola), embora no mestre Poeira o jogo fosse mais em baixo. Me lembro de 2 garotos visitarem a Roda de mestre Toni e gingarem a Ginga DOBRADA feita na época pelo Baiano Anzol.
Angola joguei com mestre Toni mas estranhamente em todos os lugares do Rio 90 por cento das Rodas era com São Bento Grande de Angola.
Então, para não dizer que não vi Capoeira Angola de 1980 até 83, pintou um evento do NECO no bairro do Leme e fui. Possivelmente e provavelmente era, além das Rodas de Nova Iguaçu e Caxias, um dos únicos lugares do Rio aonde se jogava Angola, com certeza!
Cheguei, a Roda ainda não tinha começado e vi o Moraes e mais 2 desconhecidos para mim, um deles de cabelos encaracolados e aloirados, fazia "aquecimento", demonstrando uma agilidade e velocidade impressionantes (possivelmente seria o Braga, hoje).
De repente o Moraes se empolga e dá uma super-rasteira com seu sapato preto bico Spnelli, que me fez pensar:
'Essa derruba o "Camisa"!
Embora sendo fã do Neco, não me sentia à vontade e fiquei só olhando! Notei que o Toni parecia sentir a mesma coisa, e vi, ouvi o Moraes tocando diferente dos outros.
Estranhamente minha memória apagou todos os jogos, embora minha expectativa de ver Toni, Neco ou Moraes jogando fosse grande.
Cheguei em Belém em 1984 e aqui na Cidade Nova em 1986. Em 87 já estava envolvido com o grupo Berimbau de Ouro!
Lá tive a oportunidade de ver, conhecer o famoso "Paulo Angola", que de Angola não tinha NADA!
Nas Rodas em que participei, seja em ruas ou academias, quando se tocava Angola apenas se desacelerava o jogo usual.
Na minha opinião, quem deu o pontapé inicial foi o mestre "Magrelo", embora já se falasse no mestre Índio", que pude confirmar muitos anos depois.
Na UFPA um tal Figueiredo se interessou pelo tema (1993?), seguido anos depois por outros mais. Então, para vestir a camisa de Angoleiro mesmo em 1993/94, só Bira (Rasta)do Marajó, João Mineiro (vulgo PÊLO), mestre Ìndio e o "Carimbó".
Tomei um susto quando vi na Internet que o representante nacional para a ABCA no Pará era... o Divanei!
Anos depois o Nilton (do China) mergulhou de cabeça no estilo e hoje lá ( no Bairro da Guanabara) é um lugar aonde se joga Angola.
A bem da verdade até 1983 no Rio (talvez Mestre Poeira além do Neco) e 1994 em Belém Professor de Angola, só Angola pelo que eu sei só Bira Rasta e Mestre Índio em algum lugar do Pará!
Digo isso porque possivelmente até essa data (ainda???)vigorava o dogma de que angoleiro não batiza ou participa de Batizados!
Então ficou-me/fica a dúvida:
Se todo mundo jogava a outra no toque de São Bento Grande de Angola, como o legítimo Angoleiro joga no mesmo toque???
Boletim da CPPA com nota sobre o Bira na Síria:
http://www.cppa.com.br/attachments/File/Boletim_Eletronico_CPPA/Boletim_Eletronico_CPPA_3_EDI__AO_Maio_09_-_versao_pdf.pdf
Mestre Marrom da Senzala e a Capoeira Angola!
Anos apois o contato com o senhor e Lua, eu procurei e encontrei uma academia na travessa Angrense em Copacabana, estais lembrado, era QG da Senzala, onde o senhor Marrom dava aulas pela manha o que não era muito comum na, época (1992)... Antes eu estava estudando e praticando outras artes e indo em rodas e vadiações sem entrar em grupo. Quando eu cheguei no Marrom ele ainda era aluno do mestre Peixinho, entretanto já estava direcionando seu trabalho para a capoeira angola. Foi formado corda vermelha, foi convidado a sair do grupo e segue ate hoje os caminhos da capoeira angola.
LUA :
Lua
vem de uma história diferente como você já sabe. Acredito que com o
tempo, e aproximação com os velhos mestre da Bahia, sem perder sua
originalidade ele passa a se ver como argoleiro de rua. Segundo ele
mesmo relata... ver texto e intrevista !
Eu tenho visto tanta coisa na capoeira que nada mais me impressiona. O fato de Marrom e Lua terem direcionado seus trabalhos para a capoeira angola prova que é possível sim passar de uma capoeira para outra sendo fiel a si mesmo, com fundamento e respeito. Claro não foi do dia para a noite, nem tão pouco qualquer pessoa, trata-se aqui de duas pessoas excepcionais na arte da capoeiragem.
Eu tenho visto tanta coisa na capoeira que nada mais me impressiona. O fato de Marrom e Lua terem direcionado seus trabalhos para a capoeira angola prova que é possível sim passar de uma capoeira para outra sendo fiel a si mesmo, com fundamento e respeito. Claro não foi do dia para a noite, nem tão pouco qualquer pessoa, trata-se aqui de duas pessoas excepcionais na arte da capoeiragem.
MARROM :
Nasci no dia 6 de setembro de 1963 em Itabuna
na Bahia. Meu primeiro contato com a Capoeira, ainda moleque, foi em
Itabuna e posteriormente no Engenho Novo, subúrbio do Rio de Janeiro.
No bairro do Antique, onde morava, havia muitos capoeiristas. Tive
meu primeiro contato com a capoeira ainda em Itabuna.
No entanto, foi no Rio, para onde me mudei em 1976, que comecei a realmente aprender capoeira, no Engenho Novo.
As rodas da época que eu frequentava eram em Água Santa, Praça Seca, Pavuna, Quilombo, Tijuca e a famosa da Quinta de Boa Vista.
Treinei com Mestre Canela e depois Mestre Peixinho até começar um caminho na capoeira angola.
Em 1984, o grupo Senzala, do qual eu fazia parte naquela época, organizou um grande evento no Circo Voador onde encontrei a velha guarda da Capoeira Angola da Bahia. Meu interesse por este outro modo de ver a arte foi crescendo conforme comecei a ensinar capoeira.
As maiores influências na que tive foi mestre Nô, mestre Angolinha e posteriormente Mestre Gato Preto.
Coordeno a Associação de Capoeira Angola Marrom e Alunos, dando aula todos os dias da semana há mais de 15 anos no Leme. Todas as sextas-feiras a noite recebemos pessoas do mundo inteiro para a vadiação que já se tornou tradiçao no circuito de rodas do Rio de Janeiro. Alguns dos alunos estenderam nosso trabalho para países da Europa e outros amigos se juntaram a nós, aumentando a família. http://www.marromealunos.com/mestre-marrom/
No bairro do Antique, onde morava, havia muitos capoeiristas. Tive
meu primeiro contato com a capoeira ainda em Itabuna.
No entanto, foi no Rio, para onde me mudei em 1976, que comecei a realmente aprender capoeira, no Engenho Novo.
As rodas da época que eu frequentava eram em Água Santa, Praça Seca, Pavuna, Quilombo, Tijuca e a famosa da Quinta de Boa Vista.
Treinei com Mestre Canela e depois Mestre Peixinho até começar um caminho na capoeira angola.
Em 1984, o grupo Senzala, do qual eu fazia parte naquela época, organizou um grande evento no Circo Voador onde encontrei a velha guarda da Capoeira Angola da Bahia. Meu interesse por este outro modo de ver a arte foi crescendo conforme comecei a ensinar capoeira.
As maiores influências na que tive foi mestre Nô, mestre Angolinha e posteriormente Mestre Gato Preto.
Coordeno a Associação de Capoeira Angola Marrom e Alunos, dando aula todos os dias da semana há mais de 15 anos no Leme. Todas as sextas-feiras a noite recebemos pessoas do mundo inteiro para a vadiação que já se tornou tradiçao no circuito de rodas do Rio de Janeiro. Alguns dos alunos estenderam nosso trabalho para países da Europa e outros amigos se juntaram a nós, aumentando a família. http://www.marromealunos.com/mestre-marrom/
Rede Internacional de Ensino Livre
http://mestradoufpa.com/curso/8014/curso-de-capoeira
Índice
Módulo I
Ginga
01 - A ginga consiste no movimento ritmado
02 - Acompanha o toque do berimbau
03 - Finalidade principal de manter o corpo relaxado
04 - Gravidade do corpo em permanente deslocamento
05 - O praticante deve manter-se em movimento permanente
Módulo II
Parte 2
06 - A ginga também sofreu modificações no curso
07 - Ouvimos dos mestres mais antigos comentários
08 - Ginga marcada e muito eficiente
09 - Prestar mais atenção
10 - Durante o gingado o praticante deve manter se em movimento
Módulo III
Introdução
13 - É um misto de luta jogo dança
12 - O ritmo e as características do jogo
13 - Os cânticos às vezes acompanhados de palmas
14 - É um excepcional sistema de auto defesa e treinamento
15 - Espaço em que se pratica a capoeira é a roda
Módulo IV
Historia
16 - Tem ela uma história acidenta
17 - Hoje os mestres mais sábios é o equilíbrio
18 - A capoeira é o processo complexo constituído pela
19 - Que a capoeira reúne todos estes componentes origens
20 - Capoeira já foi motivo de grande controvérsia
Módulo V
Instrumentos
21 - Berimbau
22 - Pandeiro
23 - Adufe
24 - Atabaque
25 - Caxixi