terça-feira, 9 de junho de 2009

Mestre Bimba x Mestre Osvaldo: O Judas da Capoeira?



O outro lado da História!
Prólogo:
Quando Mestre Bimba veio para Goiás e a Bahia perdeu Mestre Bimba, todo mundo ficou conversando, cada um falava a sua maneira.
Tudo oque eu digo aqui é uma maneira de me defender, porque todo mundo me criticou demais!
Essa defesa é um direito meu, porque na hora só tomei cacetada, todos se viraram contra mim, eu que fiz todo o benefício! Aos incrédulos do que eu digo, aviso que tenho documentos para provar!
Osvaldo Rocha de Souza


O outro lado da História!
Em 1970 treinando com Mestre Bimba no Centro de Cultura Fisica Regional da Bahia, convidei-o a visitar Goiânia, (Goiás) e ao mesmo tempo ser paraninfo da 1ª turma de capoeiristas, formatura esta feita por mim, Mestre Osvaldo de Souza no Cine Teatro Goiânia. Ele aceitou e consegui trazê-lo através do apoio do Departamento de Cultura do Estado de Goiás para formar 15 capoeiristas!
Mestre Bimba ficou comovido com a atenção do público Goiano, pois naquela época estava atravessando uma fase difícil na Bahia, ninguém lhe apoiava e eu cheguei a ver isso de perto!


Todos falam:
Mestre Bimba prá lá, Metre Bimba pra cá, mas ninguém procurou ajudar o Mestre dentro da maneira que correspondesse a sua expectativa, pelo número grande de discípulos que tinha em Salvador.
É importante frisar isto, pois houve/há uma grande deturpação (da verdade?) pela vinda definitiva dele para Goiás e isso posso afirmar com certeza:
Mestre Bimba nunca teve apoio em Salvador, principalmente por parte de seus discípulos!
Quando eu falo assim:
Discípulos do Mestre Bimba, não é abrangendo todo mundo, têm as pessoas de bem que sempre procuraram ajudar o Mestre, cito Mestre Decânio que foi um companheiro que ajudou o Mestre Bimba dentro de suas possibilidades!


Constatei que Mestre Bimba fazia apresentações para turistas no Nordeste de Amaralina e todo mundo sabendo das dificuldades que ele atravessava, com as despesas que tinha, ninguém correspondia, tanto é que muitos díscípulos que participavam do Show com Capoeira, Maculêle, samba de roda, samba duro e apresentação de Candomblé, ficavam brigando para dividir o dinheiro!
Agora eu lhes pergunto:
Aonde é que está o coração destes discípulos?
Na (1ª?) vinda do Mestre Bimba para Goiás ele me disse:
Olha Osvaldo, se voçe puder me ajudar, eu quero vir trabalhar a Capoeira aqui no Estado de Goiás, porque a Bahia para mim não está resolvendo nada em termos financeiros!


Todo mundo falando e eu aqui (em Goiás) trabalhando, dando minhas aulas de Capoeira e sempre mandando uma ajuda para o Mestre Bimba em Salvador!
Voltei a Salvador e na época participei junto com outros alunos de Mestre Bimba de um documentário para a União Soviética que foi realizado no Nordeste de Amaralina e outro que foi filmado no Jardim de Alá!.
Participei junto com o Grupo Folclórico de Mestre Bimba e pude constatar oque já acontecera antes, todos querendo a partilha do dinheiro.


Na volta vim conversando com o Mestre e perguntei-lhe:
Como é que este pessoal ao invés de dar apoio ao Senhor, eles ficam exigindo pagamento, fazendo rateio entre eles para depois dar a parte do Mestre? Chegando na Pituba aonde eu estava hospedado por causa da temporada do Curso de Especialização com o Mestre Bimba, ele tirou o dinheiro e disse:
Aqui está a sua parte!
Respodi:
Não Mestre, nunca peguei dinheiro de apresentação e não vai ser agora que vou pegar!
Foi quando ele me disse uma coisa que nunca mais esqueci:
Se todo mundo fôsse igual a voçe Osvaldo, que sempre está me ajudando e nunca pegou dinheiro de apresentação que voçe participou aqui comigo!



Em 1971 na ocasião da EXPO 71 em Goiânia-Goiás, colaborei com o pessoal da Organização e fui convidado para fazer a apresentação de Capoeira.
Sabendo das dificuldades do Mestre Bimba, pedi ao pessoal da organização para contratá-lo, para apresentar a Capoeira na abertura da Feira Agropecuária de Goiânia que é uma festa muito importante e conhecida no Brasil inteiro.

O Mestre fêz 3 apresentações e em uma delas teve a honra das presenças do Presidente Médice e do governador do Estado de Goiás, Dr Leonino di Ramos Caiado! O cachê foi de 2 milhões de cruzeiros e o ajudou muito a aguentar a crise que ele vinha atravessando na Bahia!
Foi um marco histórico para mim, pois consegui um avião da SUDENE com o Governo do Estado de Goiás, para ir buscar o Grupo Folclórico de Mestre Bimba em Salvador.



Fechei contrato com Mestre Bimba e tenho toda esta documentação arquivada! 
Tem muita gente que fica conversando oque não sabe, porque quer aparecer e viver de conversa, viver de ilusão, mentindo para os outros!
Reuni o pessoal do Mestre no Nordeste de Amaralina 7:00 horas da manhã e embarcamos para Gioânia. A volta também de avião com Mestre Bimba foi uma honra muito grande para mim, porque nenhuma dessas pessoas que conversam oque não sabem, tiveram a capacidade de fazer oque fiz pelo Mestre Bimba!

Outro grande marco que realizei, foi quando o Grupo Furacões da Bahia, fêz apresentações aqui em Gioânia! Consegui a estadia de 8 dias para 40 figurantes e que era comandado pelo Mestre Camisa Rôxa, discípulo de Mestre Bimba. Fêz o 1º Show com qualidade internacional aqui no ESEFEGO levando grande multidão. Consegui outro Show no Goiânia Tênis Clube e voçe pode tirar a conclusão:
40 pessoas e eu consegui hospedagem para todos, que ficaram muito satisfeitos comigo, com a atenção que tive para com eles.


Porque eu sempre procurei trabalhar e não ficar de conversa mole, porque conversa mole não põe ninguém para frente!
Ficar conversando e criticando é muito fácil, mas eu posso falar com todo prazer da honraria que tive de Mestre Bimba ao ele me dizer:
Voçe é um cara que faz alguma coisa!
Num Simpósio Brasileiro de História realizado aqui em Goiânia, veio delegações de todo o Brasil e a delegação Bahiana teve problema, pois estava sem verba para a alimentação e o combustível da volta.


Juntei os meus discípulos do Grupo Folclórico do Mestre Osvaldo de Souza e junto com o pessoal do Manolo aluno de Bimba e que estava na delegação Bahiana, fizemos um Show e graças a Deus, porque Deus é grande, conseguimos lotar o local e com isso conseguir a verba necessária para voltarem de ônibus!
Oque eu passo para meus alunos foi oque aprendi com Mestre Bimba, nunca desvirtuei a Capoeira Regional, tanto é que já re-editei o Método de Capoeira Regional (#1)aonde friso as palavras:
Discípulo e seguidor de Mestre Bimba!


Fiz todo o aprendizado de Capoeira com Mestre Bimba, as especializações e ele falava:
Voçe é um discípulo que eu vou diplomar!
Tanto é que recebi os diplomas, um na época do Orgão que comandava a Capoeira, a Federação de Pugilismo e outro do Centro de Cultura Física Regional da Bahia.
No diploma do Centro lê-se:
O Sr. Osvaldo Rocha de Souza recebeu com aproveitamento os cursos de Capoeira Regional e recebeu o Título de Mestre de Capoeira!


Um dia o Mestre falou para mim:
Osvaldo se um dia eu faltar, voçe vai ser endeusado por uns e odiado por outros!
Quero deixar claro aqui que nunca causei dano a coisa nenhuma, apenas atendi ao pedido dele, porque o exílio dele foi expontâneo, ja tinha vontade de vir para Goiás, tanto é que falou para os jornais:
Se eu não gozar nada em Goiás, gozarei ao menos do cemitério!
A decepção de Mestre Bimba com a Bahia foi muito grande, ja saiu de lá abalado emocional e psicologicamente, uma pessoa já de idade, passar pelo que ele passou e não ter ajuda!!!

A minha militância na Capoeira vem desde os 13 anos, sempre estive no núcleo de bons capoeiristas na Bahia, treinei com Crispim o filho de Mestre Bimba e depois fui para a mão de Mestre Bimba que me recebeu com toda a atenção e procurou me ensinar/transmitir tudo.
Tenho um acervo muito grande, fotos de Mestre Bimba, documentação que não é qualquer um que tem.



Enquanto ele esteve aqui em Goiás sempre procurei zelar pela saúde do Mestre, porque quando ele chegou estava se sentido mal e procurei médicos alunos meus que fizeram todo o check-up no Mestre, tratamento, revisão médica! Também o Doutor Carlos ajudou dando tratamento já que ele apresentava sintomas de hipertensão, e ele tinha todos os remédios necessários, os quais ele sempre procurou tomar seguindo oque os médicos prescreviam.

As Casas
Muitos falam que foi prometido casas para Mestre Bimba e familiares, escola para os filhos....nunca falei isso e não foi firmado contrato nenhum a respeito!
Ele chegou aqui, escolheu as casas e morou nelas, só que tinha que vender as casas e Academias ( a história diz que ele vendeu-as para alunos) da Bahia para poder compra-las.
Infelizmente para ele, vendeu-as a prestação e na 1ª cobrança veio da Bahia sem o dinheiro e oque ele ganhava aqui só dava para as despesas dele e familiares.


Chegou tão contrariado que até desmaiou na rodoviária!
Falar todo mundo fala, criticar todo mundo critica, mas ninguém participou, ninguém ajudou em nada!
Procurei ajudar e dentro do possivel fiz demais!
Para ele vir para cá, eu tive que pegar todo o pessoal lá, embarcar todos e encaminha-los aqui.
Lá na Bahia o pessoal ajudou em quê?
Em nada!
Fui eu quem pagou as passagens de todos e foram 22 pessoas, e para elas dei alimentação até normalizarem as suas vidas!


A Academia
Um dia Mestre Bimba me falou:
Agora vou arrumar um local e vou dar aula para minha sobrevivência.
Enquanto esteve comigo a aula era dividida 50% para cada um e eu tinha quase 600 alunos. Foi um negócio democrático, dividimos numa boa, sem um arranhão, sem nada de discussão!
Quando ele foi dar aula no DCE e na ESEFEGO uma parte de meus alunos foi com ele.


É importante frisar que foram alunos que começaram na minha Academia, e foram formados por mim na Formatura no Cine Teatro Gioânia, aonde Mestre Bimba foi paraninfo dessa turma.
Eles ficam falando:
Eu formei com Mestre Bimba, fui aluno de Mestre Bimba!
Iniciaram comigo na Capoeira, eu peguei na mão deles para ensiná-los e sei o nome de todos eles!


As cartas
Tenho cartas de quando ele me escrevia de Salvador, no começo da carta ele fala:
Meu aluno e Amigo Osvaldo!
As pessoas foram deturpando, falando isso e aquilo e procurando uma deturpação fora do comum.
Outro fato importante, eu sempre conversei com Dona Nair (espôsa de Bimba) e ela falou-me:
O Mestre Bimba aqui em Gioás ganhou dinheiro que muito tempo ele não ganhou em Salvador! Eu admiro muito oque voçe fez pelo Mestre, porque só eu sei as dificuldades que passamos. Todo mundo fala isso e aquilo mas resolver o problema ninguém resolvia!


A morte
Dizem que Mestre Bimba morreu de Banzo aqui em Gioás oque não é verdade, porque o problema do Mestre Bimba foi a Bahia, que não socorreu ele em nada, que não fez nada, todo mundo foi displicente.
Agora eu pergunto a voçes aí em Salvador:
Um baluarte da Capoeira como Mestre Bimba, Mestres dos Mestres, o Lutero da Capoeira, o Papa da Capoeira moderna, voçes só ficam olhando o Homem na extrema dificuldade, vendendo as coisas para sobreviver?
Na hora do acontecimento que ele faleceu, eles entraram em pânico, porque não resolveram nada, ficaram aqui com o Mestre fazendo Shows e hoje se viram para querer me criticar!
Aí ele vem até mim, me pede e eu não posso falar que não para ele, pelo menos fiz oque me pediu e aqui ele teve trabalho, fez show, deu aula!
Quero deixar bem claro aqui, se ele falasse:
Me leva novamente!
Eu o levaria para Goiás!
Esta é a minha verdade!
Mestre Osvaldo de Souza, discípulo e seguidor de Mestre Bimba!



PS:
Escrito sob forte emoção, tornou-se extremamente longo e repetitivo. Por isso este é um resumo do resumo, para não tornar-se cansativo!
Recebi este Jornal da Capoeira Regional, com o sub-título Informativo da Academia Mestre Osvaldo de Souza - Ano V nº 9 de Janeiro/Fevereiro/2000 e imediatamente fiz um resumo no intuito de divulgá-lo o máximo possível. Mas brigas com o Correio local me detiveram. Mais tarde, um ano talvez, ele mandou-me o Método de Capoeira Regional de Mestre Bimba,(#1) ao qual por descuido ou não, ele acrescentaria os desenhos todos do livro Capoeira sem Mestre de Lamartine Pereira da Costa, sem informar ao leitor!
Isto deixou-me com um pé atrás, daí a demora em divulgar!
Leiteiro



Comentários:
Mestre Owaldo disse, ouvi dele nos idos de 1999, que ia calar a boca de todo mundo que achava que ele era culpado.... etc.
Parece que conseguiu porque quem sacaneou os baianos da Regional não foi ele, foi o próprio Mestre da Regional.
O homem tinha cérebro, até ao morrer deu lição de vida.
Melhor calar e refletir.
Fernando Rabelo



Não é a tôa que Bahiano gosta tanto de Boxe, é que já nasce com a mão fechada!
Tanto com Mestre Bimba, como com Mestre Pastinha, os alunos com 25-40 anos ficaram só olhando. Poderiam se unir e fazerem uma cestinha básica mensal, pelo menos no caso de Pastinha.
Eles conhecem a música:
Capoeira é Bom(?) oi Iaiá, eu sei porque!
Leiteiro

Um comentário:

  1. MESTRE OSVALDO FOI VALENTE .
    POIS OS ARIANOS QUE SE DIZEM BOM EM TUDO
    SO SOUBERAM CRITICAR NO FILME CAPOEIRA ILUMINADA KD MESTRE LUIZINHO QUE E FILHO DE MESTRE BIMBA KD A VERDADEIRA HISTORIA DE GOIANIA , MESTRE ITAPUA , CAMISA , NENEL ACHAM QUE SAO OS HEROIS E QUE O MUNDO GIRA EM TORNO DO PROPRIO UMBIGO
    GOIANIA TAMBEM TEM CAPOEIRA E DE GRANDE NIVEL PAGUEM PRA VER O MUNDO NAO E SO BAHIA NAO VIUU !!!

    ResponderExcluir