terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Roda de K-poeira!


Angolinha do Pará e Leiteiro na Academia de Mestre Magrelo!
Cortesia do Professor Joel!

A CAPOEIRA TEM MISTÉRIOS
LENDAS QUE AO TEMPO RESISTE
UMAS CONTAM HISTÓRIA ALEGRE
OUTRAS CONTAM HISTÓRIA TRISTE!


Essa é uma HISTÓRIA TRISTE!
Quando eu (Leiteiro) soube que o R....(o tal mestre) e o C... iam a inauguração das aulas do GRUPO ROSARIO NEGRO pedi ao meu aluno ANGOLINHA do Pará que fosse pois eu sempre digo aos meus alunos que CAPOEIRA EU ENSINO SENTADO, que oque eles sabem é só movimentos de CAPOEIRA!
Foi sentado que Angolinha recebeu essa AULA DE CAPOEIRA, sentado ele a escreveu, e provavelmente sentado voçe a lerá, comecemos pois!


Bira e Leiteiro no Batizado do Di Lello!

A RODA DE CAPOEIRA !
Outro dia fui a um Batizado de Capoeira no qual entrei de graça pois meu professor Leiteiro conhecera o dono da Academia Di Lello a pouco tempo mas ficaram amigos rapidamente. Cheguei ao local Teatro do SESI quinta a tarde, esperei e pouco tempo depois o professor apareceu acenou para que eu me aproxima-se e falou:
Angolinha não fica me esperando vai entrando, se não te barrarem tu entra, se te barrarem fala que és conhecido do Di Lello, ja pensou se dá um problema e eu não venho, voçe ia ficar aí até amanhã!
Entramos fomos por um corredor que nos levaria até o palco cruzando por varios capoeiristas conhecidos, já no palco uma cortina nos impedia de ver o publico, descemos por uma escada lateral que dava acesso a platéia e nas primeiras cadeiras identifiquei o N...., Nato (irmão do Leiteiro) e vários capoeiristas de Ycoaraci. Me cumprimentaram, correspondi e sentei-me ao lado deles e escutando a conversa fiquei sabendo da Inauguração da Academia do Grupo Rosario Negro do N..... O batizado da Academia Di Lello foi muito bonito e findo o Batizado fomos tomar refrigerante no bar em frente ao Teatro, EU, o Professor, seu irmão, o N.... e o Laíca, enquanto nos serviamos o Professor me Perguntou:
Tu queres ir Angolinha?
Aonde?
Ora aonde na Inauguração da Academia do N.....! falou com inflexão.
Topei e marcamos o local que me encontraria para levar-me aonde ocorreria a Inauguração. Tudo acertado fui embora.

DIA 19-12-1996, Sexta dia da Inauguração da Academia!
Me aprontei cedo (16:00) e coloquei no gravador fitas de Capoeira Angola, Moraes, João Grande e Pequeno pois a noite o N.... tinha dito:
NA MINHA RODA VAI PREDOMINAR ANGOLA, SÓ ANGOLA, QUEM FICAR COM RAIVA QUE FIQUE!
Por esse motivo me preparei de corpo e alma para uma roda animada com bastante entusiasmo aonde eu iria principalmente para jogar. Cheguei ao local do encontro um Posto de Gasolina situado na Cidade Nova umas 19:00, esperei e logo avistei o Professor, vinha de bicicleta, aproximou-se me cumprimentou e nos dirigimos por uma avenida ao local da Inauguração!
Enquanto caminhava-mos informou-me de que um amigo tinha-lhe trazido um disco do Mestre Bimba, notei que ele estava de bermuda e não trazia nenhuma calça ou sacola nas mãos, conclui que ele apena me deixaria na academia mas não participaria da inauguração. Chegamos em frente ao Centro Comunitario do qual não me lembro o nome pois prestei mais atenção na faixa que anunciava a Inauguração, nela se destacava o desenho de uma mão segurando o berimbau fechado num circulo e encimados pelas palavras:
ROSARIO NEGRO que entendi ser o simbolo do grupo.
Na frente do Centro Comunitario havia uma pracinha com um caminho que nos levaria até a porta e enquanto caminhava-mos por ele o professor falou:
Vou te deixar ai e vou na casa do meu amigo que veio da Bahia!
Por causa do disco do Bimba?
Sim mas preste atenção porque o pessoal do Enganador vem ai, tenha muito cuidado não vai me fazer vergonha! falou rudemente.
Ao chegarmos a porta o N.... veio nos cumprimentar ele tambem estava de bermuda e ainda arrumava umas capas de discos da sua imensa coleção numa exposição tipo varal, o Professor disse-lhe:
Vou deixar o Angolinha aí e vou bem ali!
Eu sabia que ele não voltaria mais áquele lugar naquela noite, notava-se que ele estava apenas dando uma desculpa para não desanimar o N.... Preocupado em terminar logo a decoração do espaço o N.... disse um rápido "tudo bem" e dirigindo-se a mim falou:
Entra aí, senta, fique a vontade!

O Professor foi embora e eu entrei sentei-me de frente para uma faixa com os mesmos dizeres de uma que tinha visto no Batizado do Di Lello e que dizia:
A CAPOEIRA DEVE SER ENSINADA COMO ARTE, DANÇA, FILOSOFIA E CULTURA, VOLTADA PARA O ENGRANDECIMENTO DO ESPIRITO E NÃO PARA A FORMAÇÃO DE ANIMAIS VIOLENTOS!
Do meu lado estava a exposição de capas de discos, distraido com a exposição não reparei que o N.... tinha saido.
Derepente ele entrou com 3 berimbaus lindissimos, armou-os rapidamente testando-os logo depois, colocou-os em ordem trouxe um pandeiro, um agogo, arredou mais para o lado, um tambor tipico dos usados no Carimbó, com a diferença de o couro ser puxado por um entrelaçado de cordas feito por meu professor, colocou atrás um banco grande desses que existem em Centros de Saude e saiu novamente dizendo que voltaria logo. Me vi só na sala que não era muito grande mas era razoavel para uma roda que prometia ser de Angola, a sala tinha a forma de um L sendo que o lado maior tinha uns 6 metros de comprimento e uns 5 de largura, os instrumentos formaram parte do circulo e o espaço restante foi ocupado pelas cadeiras bem arrumadas sendo que eu ocupava a 1ª do lado esquerdo da porta de entrada.

N... voltou depois de alguns minutos com 2 pessoas, uma que eu conhecia como Geléia e a outra possuia um cabelo rastafari um pouco abaixo dos ombros, calça preta, camisa com um simbolo que eu não prestei ateñção no nome e trazia um berimbau, essa figura era um tal de C.... Entraram e ao me ver falaram, Oi tudo bem, eu balancei a cabeça confirmando eles sentaram-se no banco atras dos instrumentos. O N.... voltou a sair e eu voltando-me para o lado fiquei observando as capas de discos, passados mais alguns minutos entraram 2 pessoas, uma era o M.... que vinha com roupa tipica dos praticantes de Capoeira Regional, camisa e calça branca de malha e o outro era o J.... que usava a mesma roupa diferente apenas pela frase escrita na camisa, TEM UM CORNO ME OLHANDO, e na calça a palavra CAPOEIRA escrita na bunda, cumprimentaram-me como os 2 primeiros só de longe e eu correspondi.

Quase no mesmo momento o N.... vem a porta e fala:
Se sintam a vontade a casa é de voçes!
O pessoal que chega depois de mim e os que acabaram de chegar sorriram e começaram a conversar enquanto eu voltava a olhar as capas de discos, pouco depois chegaram mais alguns com uniforme calça preta e camisa amarela dos praticantes de Capoeira Angola, provavelmente "alunos" do R..... pois via-se nas camisas as palavras fundação da roda de forma circular. O N.... entrou acompanhado de mais 2 com o mesmo uniforme diferente apenas na gola e mangas que eram pretas e na frente lia-se:
GRUPO MESTRE PASTINHA com o rosto do mesmo!
Entraram os 2 morenos, fortes, mais ou menos 1,70 o meio calvo e 1,75 o outro e sentaram-se atras de mim. O meio calvo que depois eu soube chamar-se Ru... trazia um berimbau todo enfeitado com fitas e tambem conchinhas. Pouco depois chegaram mais uniformizados com berimbaus e só falaram com M.... e J...., nisto N.... avisa as pessoas que a Inauguração ja estava atrazada pois ja passava das 20:00 horas e diz:
Estou esperando o R.... e mais algumas pessoas, infelizmente meu mestre não vem, eu peço desculpas pelo atraso! falou e saiu.

Entraram em seguida capoeiristas conhecidos meus: Bicudo, Ori, Charles e Bruce Li que foram cumprimentando varias pessoas, umas de perto outras de longe. N.... voltou vestindo uma calça vermelha e camisa do grupo que estava fundando e vinha decidido começar a roda, mas primeiro perguntou ao rastafari C....:
Tu sabes se o R.... vem?
Ele falou que vinha, talvez ele vem vindo ai!
O entra e sai do N.... continuou até que uma aluna da fundação da roda exclamou;
ATÉ QUE ENFIM!
E la vinha o N.... com o R.... o tal mestre. O tal mestre usava tênis branco de pano, camisa larga cobrindo um volume na sua cintura, provavelmenta sua pochete e na cabeça um boné preto que completava sua roupa, uniforme ou coisa parecida. Ao entrar todos queriam cumprimenta-lo ele sorriu e falou bem alto:
Vamos começar, não vamos atrapalhar a Inauguração do menino!

Vamos lá, falou N....sorridente. Os capoeiristas começaram a se posicionar em volta da roda e EU ATÉ ME ENTUSIASMEI, o tal mestre falou:
Bom N... todos nós queremos saber sua historia e a estória,eu vou falar a MINHA ESTÓRIA em poucas palavras, enquanto ele falava um amigo do Pernalonga* fotografou-o, o espoucar do flash irrritou o tal mestre que falou com rispidez:
Por favor, não me fotografe eu não autorizei e nem gosto, o N.... sabe, ele entende! e voltou a contar sua estória:
Eu fui aluno do Zé Pedro lá no Rio de Janeiro, vim para o Pará tenho certeza QUE FUI O 1º DA CAPOEIRA NO PARÁ, "ensino" na Cidade Nova e estou aqui e é só! O publico bate palmas e ele continua:
Bem agora em ordem o N... fala ja que é o dono da Academia!
O N.... sorri e começa:

Bem meu mestre não veio, teve la seus compromissos, eu sou aluno do B.... pratico Capoeira e A MUITOS ANOS VENHO TRABALHANDO COM E PELA ARTE, viso uma CAPOEIRA BONITA SEM VIOLÊNCIA como a faixa diz, no mais vamos começar que ja estamos bastante atrasados!
O tal mestre interrompe novamente e começa a apresentar os mais novos:
Apresenta o C.... e este fala:
Sou o aluno do R..., e TUDO QUE ELE FIZER PARA MIM ESTA BOM E EU ACEITO!
Nesse momento notei que o Geléia tinha se retirado, após apresentar todos os que se encontravam de pé o tal mestre falou:
Pra quem não me conhece eu sou o R.... e se tem mais algum mestre, contra-mestre, professor que eu não conheço se apresente! Talvez ele tenha feito essa pergunta porque havia muitos capoeiristas sentados ainda e eu era um deles. Com um barulho subito levantou-se um moço de camisa com o rosto do Mestre Pastinha que chegando depois de mim sentara-se atras de mim.

Ele falou:
Sou o mestre (agora ele é professor) Ru.... e esse é meu contra-mestre -disse apontando para o rapaz que tinha vindo com ele e continuou, sou aluno do....
O tal mestre interrompeu-o falando alto;
Bom o dono da Academia quer começar a roda!
Ru... insistiu;
Mas eu quero contar minha história!
O talmestre retruca:
Vamos começar por onde?
Enquanto falava agia, pega um berimbau e dá na mão do C...., pega 2 berimbaus das mãos de outros capoeiristas, ficando com um e dando outro para o Bicudo. Os 3 lindos berimbaus do N.... que estavam em ordem foram encostados, o atabaque ele deu para o J...., o pandeiro para o Ori e o agogo para o M.... Nisto Bicudo tenta passar o berimbau ao Ru.... mas o tal mestre com um movimento brusco o impede falando:
Ja esta completa a bateria por ordem de pessoal!

Inconformado Ori passa o Pandeiro para as mãos do Ru.... dessa vez estando longe o tal mestre não conseguiu impedi-lo, e assim ficou formada a bateria da esquerda para a direita: J.... no atabaque, Ru.... no pandeiro, C.... no berimbau bem enfeitado, Bicudo no outro berimbau e o M.... no agogo.O tal mestre deu inicio a Inauguração tocando uma Angola e cantando uma ladainha que eu não conheço e logo-logo acelerou o toque de Angola, enquanto isso ja se encontravam agachados um provavel "aluno" do R...., A.... bem conhecido, que usava uma corda cuja graduação segundo me informaram correspondia a de aluno e o (ex?) contra-mestre do Ru.... de nome G....
No pé do berimbau o G.... se remexia, quase que gingava agachado, em dado momento Ru.... pisca para o G..... que sai para o jogo. O G.... aperta a mão do outro rapaz e começam girando sobre seus proprios corpos, num rolê bem fechado. Jogavam com muita cautela, mas aparentemente faziam um jogo de cumpadre, o G.... solta uma meia-lua lenta e o outro faz um giro de costa e marca-lhe um martelo no peito.

O G.... chama-o novamente ao pé do berimbau e começam um outro jogo, mais fechado e bem grotesco, quando o A.... faz uma Chamada,(parada de Angola) o outro gira em Rolês e com um pulo rapido, acerta-o com uma Cabeçada no estômago, jogando-o fora da roda por cima das cadeiras, que estavam bem proximas da roda e volta rapidamente ao pé do berimbau. O atingido aproxima-se ficam alguns segundos encarado-se saindo novamente para o jogo.
Dessa vez é o G.... que faz a Chamada. O outro gira, olha-o e solta um fenomenal Rabo-de-Arraia, tão veloz que seu calcanhar passa raspando o rosto do G...., que só não foi atingido na cabeça por ter feito uma leve esquiva, acompanhando o calcanhar do outro. Como um tiro ouviu-se um YÊ tão forte que com certeza ecoou longe, pois fora dado por quase todos que estavam na bateria, menos o tal mestre!
Os 2 retiram-se cada um para um lado da roda e o jogo recomeça com alguem cantando uma Ladainha, que se referia ao jogo anterior, enquanto alguns "alunos" da fundação da roda jogavam. Pouco depois R.... faz um sinal com um olhar para um dos alunos e este rapidamente levantou-se e foi em direção ao Ru...., que lhe deu o pandeiro e imediatamente solicitou o berimbau muito enfeitado que o C.... tocava ao lado do tal mestre.

O tal mestre deu um IÊ paralisando o jogo que ocorria ao mesmo tempo que com a mão direita impedia Ru... de pegar o berimbau dizendo:
VOÇE NÃO PODE PEGAR O BERIMBAU!
Eu vou embora e o BERIMBAU É MEU! respondeu Ru....
O tal mestre exaltado grita:
Voçe não jogou, VOÇE NÃO É MESTRE? Não vai dar a HONRA(?) de jogar com a gente?
E Ru.... com certo desprezo responde:
Eu não preciso jogar! e pega o berimbau da mão do C......
O tal mestre com a costa da mão empurra o rosto de Ru.... para trás.
Revoltado Ru.... solta o berimbau e fica bastante irritado, sendo seguro pelo C...., J.... e Bicudo, que se encontravam ao seu lado.
O tal mestre se acocora dizendo:
Vem, vamos jogar, TU NÃO É MESTRE? Vem jogar com o velhinho!
E ajeitava a pochete embaixo da camisa que para mim e muitos outros continha UM REVOLVER haja visto que o elemento é policial.

Ru.... vira-se para o C.... falando:
Tu aceitas isso? Tu achas isso certo, "TEU" "mestre" me bater no rosto?
C....olha-o emudecido, Ru.... olha o tal mestre friamente e sai sem nada falar, pegando seu berimbau, sua sacola e enquanto espera seu aluno na porta o tal mestre começa a gritar:
ESSE NÃO É MESTRE!
Indo até certa distancia em direção ao Ru.... aponta-o e diz:
Ru.... tu só vai ser mestre quando eu disser que tu é mestre!
E voltando-se para as pessoas presentes grita:
ELE NÃO É MESTRE!
Berra tanto que chega por um instante a perder o timbre de voz. Após os 2 se retirarem o tempo acalmou, recomeçando com Angola. Fiquei impressionado tudo isso acontecia na frente dos meus olhos e dos do N...., ele via e ouvia tudo calado. As vezes chegava a ficar tão paralisado, como se fosse uma pedra. Ficava desse jeito talvez porque não tivesse coragem ou porque não tivesse preparado para tudo aquilo.

Ele jamais poderia imaginar que aquilo estivesse acontecendo e principalmente no local aonde seria uma Academia.
Eu cheguei a ficar desorientado e nem me lembrava que estava apenas numa RODA DE CAPOEIRA mesmo olhando somente. Passados alguns minutos de comentarios das pessoas que se aglomeravam nas janelas e porta do local, a roda rolou com mais alguns jogos, até que deu-se mais um acontecimento que acabaria de vez com todo o AXÉ da RODA, isto é, se estivesse existido AXÉ até aquela hora. Começaram a jogar Charles e Bruce Li.
Enquanto os 2 jogavam se acocora ao pé do berimbau C.... e Bicudo.
O C.... da um IÊ, mas o pandeiro e o atabaque tinham passado para as mãos de pessoas pouco musicais, o som estava bem alto e como praticamente não se ouvia os cantadores, os que jogavam não pararam. Não sei se não ouviram o grito ou o ignoraram, só sei que o C.... os olhava com muito odio e eles não percebiam e pareciam fazer pouco caso dos que esperavam ao pé do berimbau. C.... olhou para o R.... e este com um movimento afirmativo de cabeça consentiu.

C..... foi ao centro da roda, gritou IÊ, os 2 se retiraram, ele voltou ao pé do berimbau e esperou o Corrido pegar mais ritmo, segurou a mão do Bicudo e sairam para o jogo que foi muito fechado desde o começo, onde o Bicudo soltava uma Queixada e o outro apenas se esquiva um pouco e durante muito tempo continuou assim, sem soltar golpe ou movimento. O tal C.... FICAVA TENTANDO IMITAR UM ANGOLEIRO , e no maximo oque consegui ERA PARECER UM ABESTADO, que sabe apenas gingar e se RETORCER dentro da roda. Derepente o Bicudo se abaixa e inicia um Rolê, quando vai ficando com a parte do peito exposta o C.... corre e dá UM GRANDE PONTAPÉ no peito dele e para aliviar a covardia do C...., resolveram chamar de Ponteira. Rapidamente o atingido levantou-se revidando bruscamente com as mãos. Aí o tempo fechou novamente e com todo o mundo em cima dos 2, PARECIA BRIGA DE BAR, aonde eu não via a hora das cadeiras serem utilizadas.
Para amenizar a confusão, o tal mestre apartou a briga e disse:
OS 2 SÃO "MESTRES"!
Mas um negro baixo e forte (Ori) gritou:
ISSO É COVARDIA!
Ao que o R..... respondeu:
Não te mete que tu não é mestre!

Segui-se outro alvoroço entre os 2 jogadores que foi desapartado novamente, como anteriormente tinha feito, R..... agachou-se e chamou Bicudo para jogar.
Bicudo com muita raiva apenas consegui falar, que VEIO PARA AJUDAR E NÃO DESTRUIR O TRABALHO que MAL TINHA COMEÇADO, antes de se retirar com seus alunos e amigos olhou para o N.... e falou:
MUITO OBRIGADO, MUITO OBRIGADO MESMO!


Angolinha do Pará vadiando no Grupo Aluandê do Contra-Mestre Urubu!

A seguir se desenvolveu uma roda normal sem AXÉ, passados alguns minutos me deu um vazio eu olhei para o N.... e acenei com a mão dizendo que ia embora. Eu ainda estava na mesma cadeira na qual tinha sentado ao chegar, levantei, sai do local e caminhei até a parada de onibus. Não me sentia, não sei se era por causa das pernas adormecidas pelo longo tempo sentado ou se era por causa das coisas que havia visto e não encontrava explicação para tudo aquilo que aconteceu.
Hoje escrevendo mais aliviado e conciente de mim consigo refletir que ali com certeza tive uma (ou várias) grande lição para toda a vida que levarei até a morte. No entanto a maior lição que percebi hoje é que, para os leigos OS VENCEDORES FORAM AQUELES QUE FICARAM e os PERDEDORES OS QUE FORAM EXPULSOS, mas na verdade nesse dia da RODA DE CAPOEIRA sem sentido,OS VENCEDORES FORAM OS GRANDES PERDEDORES e OS PERDEDORES FORAM E SERÃO PARA SEMPRE OS GRANDES VENCEDORES. Ai foi que eu entendi aquele MUITO OBRIGADO do Bicudo, aquele MUITO OBRIGADO que jamais poderão tirar dele, que lhe acompanhará toda vida, que HOJE EU REGISTRO PARA NÃO SER ESQUECIDO. Mas até hoje eu me pergunto se oque EU VI E VIVI naquele dia foram apenas ACONTECIMENTOS INEVITAVEIS ou LIÇÕES EVITAVEIS!
ANGOLINHA do Pará


Angolinha doPará e Nato Azevedo na Praça da República em Belém-Pará

Ps de Leiteiro:
Enquanto eu jogava com Imar, um aluno do mesmo perguntou ao tal mestre na presença de meu irmão Nato:
Que tal o jogo?
Isto pra mim é lixo! afirmou o tal mestre.
Findo o jogo Fui/fomos aplaudidos!

Leiteiro:
Para mim, o tal mestre é umas das piores 10graças da Nossa Vilipendiada Arte e para ele tenho duas frases, uma posso dizer/escrever:

Voçe só sabe dizer:
EU SOU, EU SOU, EU QUERO,EU QUERO!
Tenho Dito!

A EDUCAÇÃO é a grande UTOPIA que todo HOMEM aspira possuir!

EU NÃO DOU EDUCAÇÃO, o aluno que traga de casa! (o tal mestre)

O HOMEM é a unica criatura que se RECUSA A SER OQUE É!
Albert Camus

OS CIVILIZADOS estão chegando, é preciso PACIFICA-LOS!
Cacique IPEPORI-Tribo CAJABI-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário