quinta-feira, 18 de março de 2010

Ai meu tempo faz tanto tempo!



Ai meu tempo faz tanto tempo
Que este tempo não volta mais
Quando os negros de Aruanda
Cantavam todos iguais!


Estava desempregado lá pelos idos de 1975, era umas 15:00 horas quando ouvi o som de um Berimbau a uns 200 metros lá de casa!
Era na quadra de samba do Vila Rica e lá fui eu. Cheguei e vi um senhor negro (Lua Rasta) ensinando umas 8 crianças e entre elas o menino Guaracy!
Em frente a um banco um jovem negro (Bebeto Monsueto) era quem tocava aquele sonoro instrumento.
Sentei-me no banco ao lado de um pandeiro e fiquei apreciando a aula. Não demorou para que o Professor se aproxima-se e me dissesse para toca-lo.
Respondi que não sabia, mas ele ordenou:
Toque aí véio!!!!!
Peguei desajeitado o tal instrumento, paguei um mico bacana e aos meus 23 anos fazia dessa forma minha inscrição na Arte Nossa Capoeira!
Não perguntou meu nome, se eu prestava, ou era gente boa, se era trabalhador ou vagabundo, não me cobrou mensalidade, nem uniforme, não me perguntou se eu queria ou se gostava, apenas disse;
Toque aí véio!


 Noutro dia de aula ja era o primeiro a chegar e possivelmente neste local fiz amizade com Bebeto Monsueto, um dos maiores amigos meus. Continuei desempregado e isto me permitiu andar com o Lua em vários lugares e academias! O Lua não demorou muito na Quadra de Samba e apareceu pouco depois outro negro muito simpático de nome Mestre EuGênio. EuGênio tinha um AÚ peculiar e também por motivos particulares não ficou.
Ficamos ao Deus dará, cada um por si e nesta altura do campeonato eu ja tinha o espírito da coisa, só faltava a prática. Passei a correr roda movido pela música:
Yayá, yoiô, aonde tiver Capoeira me chama que eu vou!
Nesta época eu não me lembro de ginga Angola ou Regional porque só existia duas Capoeiras:
Zona Norte e Zona Sul!
Capoeira Zona Norte eram todas as Academias depois da Praça 11 e boa parte deles gingavam diferentes dos Zona Sul! Mas oque me moveu a escrever este texto foi a polêmica da originalidade dos movimentos no video de Capoeira (Angola?) de Diva e Guaxinim.
 



Voltando:
O AÙ de Mestre EuGênio começava normalmente e quando ia chegando no meio, ele flexionava os braços ligeiramente ao mesmo tempo em que fechava as pernas na posição de Bananeira Regional. Depois abria as pernas ao mesmo tempo em que retesava os braços terminando o AÙ sem perder a cadência!
O Mestre Camisa de vez em quando também fazia um AÙ diferente. Começava normalmente e quando estava na posição spaghety (stacato) invertido ele fechava as pernas ficando na Bananeira Regional. Dava duas ponteiras (uma com cada pernas) em direção ao solo, voltava a Bananeira Regional e finaliza o AÙ!
Assim temos 3 AÙs:
O do Camisa, do EuGênio e o AÙ da Regional e Angola!
Êpa! AÚ da Angola?
Não me lembro de ter visto esse movimento nos únicos livros de Capoeira Angola que li: Pastinha e Bola Sete!
Num livro de Nomenclatura de golpes da Capoeira contei uns 20 tipos de AÙs, mas estes eu vi:
Aú Tesoura do EuGênio, Aú Ponteira do Camisa, Aú sem mãos, Aú de uma mão, Aú Agulha, Aú Redondo, e o terrível Aú Flexão!
Vi um video de famoso grupo Carioca (era um Batisado) e no final os participantes demonstravam os últimos movimentos aprendidos ou inventados.
Tenho minhas dúvidas se isto era/é bom para a Capoeira!
Mas que bobagem!
Estão jogando Eu e o Dono da Verdade e ele está perdendo.
Como manda o figurino ele faz a Chamada! (Passo-a-dois)
Sigo a lei da Capoeira Angola? 
da Capoeira Angola da Bahia? 
da Capoeira Angola Carioca? que é:
Ir ao pé do berimbau e voltar com todo o meu repertório de movimentos espetaculares ou exdrúxulos (vai da capacidade ou conhecimento) para mostrar ao Chamador que tenho carta na manga, ja que a lei do chamador é:
Baixar o pau!
Findo a exibição tocando o Chamador com os braços cruzados em forma de x, nos tornozelos, joelhos e coxas, impossibilitando-o de usar as pernas na Chamada.
Faço a Pegada da mão indo á 2ª parte do Passo-a-dois que é a Andada!
Agora tenho que fazer um Aú e ele dará um Contra Golpe que pode ser arrasador. Portanto meu Aú não deve ser Aú (aberto?) normal ou posso parar num hospital! Apartir desse Aú obrigatório (?) no Passo-a-dois (nome antigo) e a demonstração anterior a Pegada, possivelmente ocasionaram a Criatividade (excessiva as vezes) e variedade dos movimentos de Capoeira!

O Passo-a-dois de ontem era Chamado na beira da Roda, quase sempre menor que 5 metros de circunferência. O Chamador da 3 passos largos para a frente com o Chamado, 3 passos para trás e finalmente 3 passos para a frente terminando no meio da Roda!
Já o Passo-a-dois de Costa......
Jogando com Toni Vargas (ainda não era Mestre) ele fez a Chamada em Cruz.
Senti que a rapadura era doce e com várias meninas presentes não ia pagar mico.


Aí re-Inventei a Tradição:
Inverti; primeiro travei só a canela, depois fui ao pé do Berimbau. Fiz o caqueado tradicional e saí, emendei um Macaco em direção ao Toni e entrei lentamente de ré com os braços abertos por baixo de seu braço direito, ficando na posição Corcunda de Notre Dame.
Ele segurou as minhas mãos "carimbando" o 5º Passo-a-dois da época!
Para começar a postura não era das melhores e como só travei uma vez, permiti que ele usasse as pernas e aí... Ele levou-me 3 passos á frente e la me mostrou uma joelhada no rosto!
Portanto para mim não prestou a re-invenção, resta saber se os alunos copiaram!
Aí o leitor lembra a terrível frase:
Quem não sabe não inventa, deixa quem sabe inventar!



Voltando:
Toni fez a Chamada em Cruz!
Cruzes, aí o bicho pega!
Nessa época só havia ou se conhecia 3 chamadas, minto, surgiu uma quarta para driblar esta da Cruz!
Vi-a sendo feita uma vez e segura-se o cotovelo esquerdo do Chamador e o braço direito dele fica rente a seu peito! O braço esquerdo do Chamado fica retesado.(vide video abaixo)
Para driblar porque a Chamada em Cruz (chamo-a de Cheira Pica) ao meu ver é humilhante para um homem, quanto mais para uma mulher.
Se o Chamador não for bem asseado, vais sentir o cheiro de queijo Provolone ou Gorgonzola!
Oque?
Movimento Tradicional Humilhante!
Hoje vejo Mestres travando na Chamada apenas uma vez e alguns, nenhuma. Vejo Mestres Chamando e dando o contra golpe antes de o Chamado iniciar o Aú!
Se os Mestres não respeitam ou não conhecem a Tradição porque os mais jovens têem de faze-lo?
Se o Mestre não faz oque tem que fazer, não terá respaldo para impedir outros de fazerem oque ele não faz!
Será:
Faça oque eu digo e faça oque eu não faço?
 



A Capoeira trocou a Qualidade pela Quantidade?
Mestre de renome veio aqui dar uma Oficina e nos contou esta:
Um jovem o contratou para fazer umaa Oficina em sua Academia e para convencê-lo disse que tinha 300 alunos.
Ele então respondeu:
Também quero ser teu aluno, pois para ter tantos alunos voçe deve ter muito conhecimento!
Sou do tempo em que não se cortava jogo e quem jogava 5 ou 10 minutos tinha oque mostrar.
E o velho Capoeira perde para os mais novos?
Sou do tempo em que quanto mais velho o Capoeira, mais expectativa ele gerava, pois acredtiva-se que ele tinha coisa para ensinar.
Hoje no meio da garotada ja fiquei mais de 10 minutos ao pé do berimbau enquanto eles cortavam jogos e jogos. Naquela época de poucos capoeiristas, corte só na hora do Adeus, Adeus, Boa Viagem e do Esquenta Banho!
Antigamente uma Roda não tinha mais de 100 expectadores e somente uns 30 seriam capoeiristas.
Portanto somente uns 30 poderiam aprender ou desaprender com o que veriam numa roda.
Hoje o Dono da Verdade sabe que a música:
Pau rolou caiu na ladeira e ninguém viu está obsoleta!
Hoje todos oque verem o video no Youtube são capoeiristas. Portanto movimentos bons ou exdrúxulos serão imitados as centenas e talvez milhares!
Oremos!



O Video!
Sem dúvida fará um certo sucesso mas não acredito que incomodará o The Best de Cobra Mansa e Espirro Mirim! Quanto a movimento exdrúxulos, temos um de mais impacto.
A Capoeira evoluiu?
Sim!
Ainda está evoluindo?
Sim!
Algumas vezes pela contribuição de capoeiristas oriundos de outras Artes Marciais, ginastas, dançarinos, etc. No Rio de Janeiro em 1975 eu só conhecia 4 Chamadas e os Toques para jogo eram praticamentes:
Angola e os São Bentos de Angola!
E os Grandes jogadores da época jogavam dentro da lei?
Não!
O resgate dos toques para cada tipo de jogo é recente, coisa de 10 anos atrás.
Neste video do Diva e Guaxinim os 2 demonstram conhecer os Fundamentos, embora na empolgação o deixem de lado algumas vezes.
Fica a pergunta:
Se um jogo de Angola que só tem 50% de Angola não é Angola, também não é Regional!
Então é oque?
Angonal!!!
Anos atrás enquanto analisava um acrobata com o título de M..... de Angola, tinha ao meu lado um admirador do mesmo. Depois de 20 insuportáveis minutos vendo-o exercitar sua imaginação na execução de esdrúxulos movimentos, resolvi me retirar e fui acompanhado pelo admirador!
Estava triste e disse-o nestas palavras:
É, Rato, não é fácil!!
O admirador respondeu:
Certas Rodas ficam melhor embaixo de uma lona de circo!
Não é minha esta infeliz frase:

Quem não sabe não inventa, deixa quem sabe inventar!
Por conta disso só um ja tem 30 Chamadas!
A música garante que eles estão certos:
É jogo de Liberdade, Jogo de Libertação.....

Mas nem tudo está perdido, já tenho 2 Títulos me esperando:
Mestre e Grão Mestre!
O de Grão é dado por quem um dia me perguntou oque fazer para jogar uma boa Angola!
O de Mestre é dado pela pessoa que disse numa Oficina de Angola que para se jogar uma boa Angola deve-se comer Danoninho!!!!!
Para ambos aviso que por enquanto:
Ainda não estou a venda!!!!
E Título por Título o de Professor que ja ensinou vários Mestres está de bom tamanho, pior é ser Mestre ou Grão Mestre feito nas coxas!

O Capoeira escorrega mas não cai!
Ja a Capoeira......
Vento balançou a palha do coqueiro,
Côco que estava maduro despencou caiu primeiro!

Tenho Dito
Leiteiro

Criatividade excessiva?
Jogos 2007 AbadaCapoeira Israel!



Este foi o que mais me impressionou antes do The Best!
Ferradura x Gato Félix



Este também merece ser visto: 
Claudio Campos x Ytapuã Beira Mar




Saída para a Chamada em Cruz!



Cobra Mansa x Espirro Mirim - The Best





2 comentários:

  1. Favor:
    Da uma olhadinha neste vídeo.
    http://salavideofica.blogspot.com/2010/02/1952-entre-los-bosquimanos-de.html

    ResponderExcluir