sexta-feira, 4 de abril de 2008

Capoeira:Eu posso não prestar, mas voçe também não é uma maravilha!



Frustou minha expectativa o livro Capoeira e Religião de S..... 
Esperava um libelo que nos ajudasse na defesa da Capoeira e oque ele fêz foi um Catecismo!
Aparentando desconhecer as contradições da Bíblia, crê que tirando os adeptos de outras Religiões e colocando os Evangélicos na Capoeira, ela deixaria/deixará de ser Religiosa e também Demoníaca! 
(Leit: Comentários de Leiteiro)



Costurei várias laudas, vamos a elas:
Porque para alguns Jogar Capoeira é Pecado e para outros não?
Leit: Aqueles que diziam que era Pecado, hoje estão Jogando!
Porque existem pessoas que entendem de Religião e Não a Condenam, e existem pessoas que entendem e a Condenam?
Leit; A mesma resposta anterior.
Será que quem a Condena , não Conhece sua História e seus Fundamentos?
Leit; Não conheço nenhum Evangelico ou Pastor que tenha virado Capoeirista, só o contrario.
Ou será o contrário, os que não a condenam, é que não conhecem sua História e seus Fundamentos?
Leit:A história "vendida" até hoje, foi a de sua fase negativa, ja no principio da expansão, com todo o tipo de aproveitadores, se dizendo Capoeirista. Hoje os práticantes nos graus mais elevados conhecem sua História e Fundamentos, já os novos e seus parentes, admiradores e destratores, provavelmente não!



Será a Capoeira Diabólica? 
Joga-la é prestar Culto ao demônio?
Leit: Apesar de vários capoeiristas terem o apelido Diabo, talvez 1% possa ter feito uma oferenda a Exú, o mais perto que isto possa ser de Culto ao demônio.
O que a faz torna-la Pecado?
Leit: A língua de alguns Coisinhas de Jesus.
Sua Música, a Dança, o Ritmo ou os Instrumentos?
Leit: Hoje nas Igrejas Católicas ou não, se houve todo tipo de música, se Dança varios tipos de danças, e tocam quase todos os instrumentos. Nos Templos ainda não entra o Atabaque, mas ja me pediram para ensina-los Berimbau!




Ou será o próprio Diabo, ou os Capoeiristas?
Na Capoeira temos pessoas com estes apelidos:  
Madame Satã, Animal, Aleluia, Amén Santo, Anjinho, Antônio Diabo, Bom Jesus, Buda, Caboquinho de Aruanda, Camafeu de Oxossi, Calunga, Capeta,Crente, Diabo Louro, Espírito, Ferra Braz, Fiinho de Jesus, Liminha d'Ogum, Olhos de Anjo, Ouberém-Obá, Pai de Santo, Pastor Gilson, Risadinha de Zambi, Roberto Satanás, Samuel Querido de Deus, !!!
Até o dia de hoje 12-12-2011 ainda falta um Papa!
Quem se habilita?

As dúvidas mais comuns das pessoas em relação a Capoeira e a Religião, é se a Capoeira é uma dessas Religiões Africanas, ou se seus Fundamentos e Rituais são ligados direta ou indiretamente, com algumas dessas Religiões, ou até que ponto Jogar Capoeira vai contra os ensinamentos bíblicos. Não é tão simples e nem fácil tirar estas dúvidas, nem responder que Sim, que ela está totalmente envolvida com a religião que depõe contra o Cristianismo, ou respondendo que Não, que Não Existe Nenhuma Relação entre Elas!
Porque não é fácil?

Cada pessoa pode dar respostas diferentes a uma mesma pergunta. A resposta de cada um, depende muito da Visão que ele tem de Deus, do Mundo, do Homem, do Certo e do Errado, do que seja Religião ou Não!
Leit: Quando Martinho Lutero fêz a dissidência, fê-lo crendo ser a Original ruim.
De sua cópia surgiram xerox: Batista, Adventista, Mórmon, etc.
Porque Ele não ficou na Original sem as porcarias?
Na capoeira coincidiu:
Bimba tirou as "porcarias"da Angola, fêz a Regional, aí vieram as xerox:
Sinhôzinho, Samango e Muzenza de Canjiquinha, Hidrocapoeira, Miudinho de Suassuna, Aeropoeira e Figthpoeira, etc.




Temos aqui muitas vezes que separar o que É da Capoeira, e o que é do Capoeirista. 
Isto faz uma diferença muito grande, porque nem tudo que o Capoeirista faz na roda, ou em uma Aula, ou em uma apresentação de Capoeira, É da Capoeira!
Não é raro o Capoeirista colocar elementos (movimentos ou...) na aula de Capoeira que são próprios seus, ou da Cultura Africana, que Não É da Capoeira, e que as vezes podem vir até mesmo da Religião que ele acredita.
Portanto temos que Estudar os Elementos da Capoeira dentro do contexto de seus Fundamentos, muitas vezes Separadamente!
Lei: Se não conheceres os Fundamentos, vais "inventar" um bocado de Porcarias!

                                   Vê se entra alguma coisa nessa cabeçona Animal!!!!

Nos Grupos de Capoeira, o comportamento dos componentes, recebe influência direta e indireta dos outros membros, os mais antigos tendem a influenciar os mais novos.
Lei: Isto acontece também na Religião Católica e Afro-Brasileira, cujos Pais ou Parentes mais velhos, levam-nos! Já os Evangélicos são levados pelos mais novos mesmos, dada a quantidade de garotos se esguelando nas esquinas e lojinhas.
Dependendo do Grupo, as pessoas até perdem a sua Individualidade, trocando valores que conquistaram no decorrer de suas vidas, por valores que Não Consideram Seus, e que Nunca Acreditaram Neles!
O seu Mundo torna-se pequeno quando as perspectivas giram em torno da Capoeira, (só da Capoeira) e a tem como um fim, não conseguindo ver nada além dela. Se por um motivo qualquer, não puder mais pratica-la, então perderá a felicidade, e no dia que perder os amigos da Capoeira, tornar-se-a em uma pessoa muito solitária.

Chegará o Fim do Mundo, pois a Capoeira É Seu Mundo!
Lei: Isto é passado pois agora temos a Tia NET!
 


Deus Mudando as Pessoas, as Pessoas Mudarão o Mundo!
Os Capoeiristas no início, eram Descendentes de escravos, portanto, Descendentes da religião deles. E não é de se estranhar, que as Letras das Músicas, as Ideologias, os Conselhos, tivessem influência dessas Religiões.

Mesmo a capoeira Não Sendo Religião, É muito difícil separar a Religião da Capoeira!
Ouvimos de vez em quando, as pessoas dizerem que a Capoeira É a Sua Religião, sua Filosofia de Vida, e que Ela É a sua Própria Vida!
Não será Muito Bom, quando as Pessoas encontrarem também o Verdadeiro Deus, através da Capoeira?
Leit:
Mestre Amém aonde estiveres diga: Amém Jesus, Aleluia!
 


Quando Consagramos a nossa Vida para Deus, Aquilo que Tocamos também se Torna Santo. Então Acreditamos que a Capoeira se Tornará Santa todas as vezes que um Cristão Consagrado a Tocar, porque são as Pessoas que São Santificadas e Não os Objetos!
Leit: Os católicos que teêm sua imagem de São Benedito, como os Umbandistas que teêm seu Preto Velho, poderão dormir sossegados, pois está na bíblia:
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Números 21:09
Existem objetos santificados?
Dize a Aarão e a seus filhos que se apartem das Coisas Santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR. Levitico 27:30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. Levítico 22:02


Coloco estas como curiosidades, para aqueles que não teem tempo de pesquisar a bíblia.
Quem teve oportunidade de apreciar um sessão de Umbanda, poderá lê-la em Ezequiel, quando ele ressuscita um. As Casas da Moeda Religiosas aproveitam tudo o que esta na bíblia:
Terra santa, óleo santo, fogueira santa, etc, no afã de "tosquiar' suas ovelhas.
Não compreendes porque eles se matam achando graça?

Leia em Exôdo; 32:27-28-29!



Com o passar do tempo, o Perfil do capoeirista foi mudando, entrando na Capoeira povos de varias Etnias e Raças, influenciando com seus Credos e Costumes, Católicos, Evangélicos, Budistas e outros. Naturalmente o Sincretismo que já acontecia em muitas áreas do Brasil, começou a acontecer no meio dos Capoeiristas, por exemplo:
Muitos Capoeiras fazem o Nome do Pai, ( Sinal da Cruz) antes de jogar, Símbolo do Catolicismo. Alguns nomes de Toques do Berimbau recebem nomes de Santos Católicos como:
São Bento, Santa Maria e em várias músicas constatamos este Sincretismo!



Leit: Sem querer ser pedante:
"Dependendo do Grupo, as pessoas até perdem a sua Individualidade, trocando valores que conquistaram no decorrer de suas vidas, por valores que Não Consideram Seus, e que Nunca Acreditaram Neles!"


Atualmente, a Religião predominante entre os Capoeiristas É o Catolicismo, e é evidente que esta influência na forma de pensar, agir, compor música, e na forma de vida dele. Não sabemos quem vai comandar a vida Espiritual dos Capoeiristas no futuro, quem sabe serão os Evangélicos.
Leit: Desconheço se quando o estimado Mestre João Pequeno fez esta belíssima letra, ele já era Evangélico, mas que esta não é música de Capoeira mas sim um Hino, não tenho dúvidas!
Quando eu aqui cheguei/ 

A todos eu vim louvar/ 
Vim louvar a Deus 1º/
E aos moradores deste lugar/
Agora estou tocando/ 
cantando em seu louvor/ 
estou louvando a Jesus Cristo/ 
e ao Deus Pai que nos criou/ 
Abençoe esta cidade/ 
com todos seus moradores/ 
e na Roda de Capoeira/ 
Abençoe os jogadores......
Muitas pessoas já estão reprovadas por Deus e por isso a maioria de suas atividades também são reprovadas.
Leit: Não só por Deus, mas pelos homens também!


O homem precisa restaurar sua comunhão com Deus, para tornar as coisas que faz Santas e não pecados.Todos os pensamentos e atitudes estão vinculados a uma crença em algo e as Crenças Religiosas dominam grande parte das ações dos homens, e portanto tudo o que ele faz, torna-se Espiritual e ninguém fica neutro, até porque a neutralidade reforça uma crença em algo, portanto:
A Religiosidade da Capoeira é igual a de qualquer outra atividade!

As mudanças no processo sócio-cultural que vem ocorrendo no País, fizeram com que houvesse uma diminuição do Preconceito e uma maior aceitação da nossa Cultura.
O Brasileiro vem mudando sua Forma de Ver a Capoeira!
Lei:
Será que era Preconceito e não o Atabaque que os afastava da Capoeira!

No Brasil há um Sincretismo Religioso muito forte, e a tendência é aumentar, pois existem várias Religiões disputando a Fé do Povo brasileiro, e um dia as Correntes Filosóficas representadas pelas Religiões irão ter sua Intersseção, e uma delas deverá sobressair-se.
Pergunto:
Qual delas determinará a grande parte do comportamento do povo Brasileiro!
Será que o Catolicismo continuará a dominar? 
Ou o Candomblé? 
Ou será o Protestantismo?
E o Comportamento dos Capoeiristas quem comandará?
Na atualidade a Capoeira está praticamente dissociada de uma religião, e reflete em seus segmentos, a Filosofia de cada grupo e de cada Mestre!
Lei:
Isto foi na época que fizeste este livro, pois hoje tem Evangélico pregando até no Inferno, quanto mais na Capoeira!
 



Em Nenhum estudo sobre as Religiões, ou sobre os Cultos aos Orixás foi encontrado a Capoeira como Religião, ou até mesmo citado parte delas.
Também não foi encontrada nenhuma citação de alguma "Entidade" jogando Capoeira!





Leit:LAROYÊ!: 
Minha entrada na ESPIRITUALIDADE foi desastrosa, tinha uns 5 anos e -somos gêmeos- ai tem aquilo de Cosme e Damião, a nossa Mãe resolveu nos Benzer no Centro. O Pai de SANTO(?) defumou nossas cabeças com a fumaça fedorenta de um charuto depois deu CABEÇA COM CABEÇA pra rachar !
Saí do Rio com 6 anos voltei com 15 e o Centro tinha mudado pra debaixo da minha janela, dormia embalado pela cantoria e batuque e acordava invariavelmente 2-3 horas da manhã com uma gritaria infernal era a hora que quem não tinha pégo SANTO(caboclo) pegava, ERA A HORA DO HIT da Macumba da época!
OLHA A MATAMBA,PAM/Olhá, olhá,olhaÊ,/ olha a matamba de Kakarucaia Zinguê!
O jovem Pai de Santo quando não estava "TRABALHANDO" estava caçando jovens pra queimarem a sua rôsca e foi no Centro dele que SURGIU o 1º(?) EXÚ CAPOEIRA 1977!

 








Há 3 Tipos de praticantes de Capoeira em relação a Religiões:
 

O 1º Tipo:
Aqueles que estão ligados ao Candomblé ou Umbanda, pessoas que levam a sério a sua Religião, jogam Capoeira, pedem Proteção, Orientação a seu Orixá, e dedicam seus trabalhos a Eles.
Têem Consciência do que estão fazendo!
Leit: De nôvo?
"Temos aqui muitas vezes que separar oque É da Capoeira, e oque é do Capoeirista e isto faz uma diferença muito grande."




O 2º Tipo:
São aqueles que não estão ligados ao Candomblé nem a Umbanda, dizem que a Capoeira Não tem nada a ver com Religião, mas sem perceberem Ligam a Capoeira a Religião.
Sem uma Consciência, engrossam o Time dos que cantam músicas que falam de Santos, de Orixás, músicas de Caboclo e outras. Amarram fitinhas de Senhor do Bonfim nos Berimbaus, colocam passos de danças de Orixás em suas coreografias, fazem o Sinal da Cruz para jogar!
LeiT: Taís dizendo isto, pois era apenas um crentinho. Será que chegastes a virar um fanático?
 

 No pouco tempo que acompanhei Mestre Camisa jamais ouvi tocar no tema religião, embora sendo Bahiano! Esta caracterização de Ogum foi por respeito ao contrato com a filmadora!

O 3º Tipo:
São Aqueles que realmente lutam para separar a Capoeira da Religião. Esforçam-se conscientemente para Não cantar e nem usar nada que Ligue Capoeira com Religião!

Lei: Podem me chamar de chato:
"A Religiosidade da Capoeira é igual a de qualquer outra atividade!
"Mesmo a capoeira Não Sendo Religião, Era/É muito difícil separar a Religião da Capoeira! 

 
"Mestre Sil....! (RJ)
Hoje estamos voltando para uma Capoeira pura sem nenhuma Religiosidade, oque está acontecendo, é que os Evangélicos Também estão Jogando Capoeira, que eu chamo de Ecumênica.

Não tem uma Religião fixa, abrange a todo Clero, Pessoa, e todo o tipo de Religião!
Eu como Mestre de Capoeira, acho que não tem nada a ver, Capoeira com a Religião afro-Brasileira, ela é totalmente desvinculada. Se tivesse vínculo, nós não cantaríamos em português, porque os Negros não dão liberdade de cantarem suas músicas em português, e sim, teêm que cantar em Kimbundo ou Yorubá!


Mestre M.....! (BA)
Vou especificar,
quando falamos desta relação da Capoeira e Religião, só podemos falar de Capoeira Angola!
Houve inclusive, com a criação do 2º Estilo de Capoeira, (a Capoeira Regional) uma das propostas era tirar o aspecto religioso.  
Ser Religioso, é estar em Conexão com a Ancestralidade, e desconectada, ela deixa de ser uma manifestação Africana!
A Capoeira pode ser Religião para alguns e Conter Religião para outros!





Leiteiro:
Há muitos anos atrás ao ler o livro do Nestor Capoeira, vi um desenho de 2 capoeiristas jogando em cima da frase:
Eu não vim para trazer a Paz, e sim a espada! 
Naquela época já se desenhava a perseguição dos Evangélicos aos Santos Católicos, e para me sentir Professor de Capoeira, li um bom tanto da Bíblia!
Deus fez o Anjo Lucífér e a ambição transformou-o no Diabo, a Capoeira não tem culpa das coisas Religiosas que contêm, e se fôr pelo Batuque, Carimbó, Lundu, Samba, Maculêle, etc, também têem. Cabe ao Professor de Capoeira, não obrigar o aluno a fazer, os Fundamentos Afro-Religiosos inseridos nela.
E os alunos que não fizerem, não poderão reinvindicar nenhum Título de Capoeira Angola!
 

                                      Eu não vim para trazer a Paz mas sim a Espada!!!!

Quem conhece bem os Fundamentos, sabe que fazer o Sinal da Cruz, ou Riscar Ponto no pé do Berimbau, é opcional, faz quem quer e sabe fazer.
Há 3 respostas após a Ladainha:
Ieh, Viva meu Deus! 
Ieh, Galo cantou, e 
Camaradinha, É Hora, É Hora!
Portanto Sr. S....,  
Os Fundamentos continuam os mesmos, quem mudou foram Voçes!
Pois é Sr. S......:, 
o Sr. gastou tantos anos para se formar pra isso?

Para quem nunca foi num terreiro vale a pena ver/ouvir esta espetacular interpretação do inesquecínel Espanta Jesus!
 

5 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Obrigada pela visita!
    Esteja a vontade...
    Tudo pode ser compartilhado.
    É um prazer.
    Legal a sua arte.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Sobre o link da música de RC - Eu só tenho um Caminho, acesse meu canal no youtube: http://br.youtube.com/user/psytasya

    Ele está na lista dos vídeos que enviei.
    Se quiseres o MP3, fala-me o e-mail que eu possa enviar-te.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. cara muito bom o blog parabens

    ResponderExcluir
  4. É bom conhecer e relembrar a seguinte verdade: nenhum filósofo, nenhum lógico, nenhum matemático, nenhum teólogo, nenhum cientista ou qualquer outra pessoa, no passado ou no presente, jamais encontrou uma única contradição nas páginas da Bíblia. Fizeram-se e fazem-se tentativas de mostrar que a Bíblia é inexata e contraditória, às vezes querendo fazer com que os leitores, seguidores e divulgadores da mensagem da Bíblia sejam vistos como desprezíveis, ignorantes, tolos ou ridículos. Porém, invariavelmente, as pessoas que alegam contradições na Bíblia o que fazem é o seguinte: (1) escolhem duas ou mais sentenças bíblicas; (2) escolhem uma interpretação incompatível ou contraditória para essas sentenças; (3) e depois afirmam que a Bíblia é contraditória. O certo é que a Bíblia é um todo coerente. Na verdade, todas as alegadas contradição residem na INTERPRETAÇÃO que essas pessoas decidiram escolher, quando está disponível e acessível a todos, normalmente através do contexto ou de outras passagens bíblicas, a interpretação compatível, não-contraditória e razoável das passagens bíblicas que podem, à primeira vista, suscitar alguma dificuldade de compreensão. Deste modo, a contradição que essas pessoas alegam NÃO reside no que a Bíblia diz, mas naquilo que ELAS, segundo a prévia interpretação que decidiram escolher, DIZEM que a Bíblia diz ? mas que a Bíblia realmente não diz. Naturalmente, no exercício, do meu livre-arbítrio, eu sou livre para, de um cesto de maçãs que tem à vista maçãs boas e maçãs podres, escolher tirar uma maçã podre. Problema meu. Também, perante a Escritura, sou livre para ESCOLHER uma interpretação contraditória, mas aí também o único responsável por isso sou eu. Não poderei jogar as culpas na Bíblia ou em outras pessoas, por isso. Às vezes, esforçando-me por conseguir a boa interpretação, eu posso ter dificuldade em ver qual seria essa interpretação correta de certa passagem bíblia. É interessante que a Bíblia contém pelo menos uma situação igual a essa, que é a do eunuco etíope. No livro de Atos 8:26-38, esse homem de religião judaica temente a Deus estava lendo o texto de Isaías 53:7,8 e estava tendo dificuldade na interpretação dessa passagem bíblia. O evangelizador Filipe abordou-o e informou-o de uma interpretação de Isaías 53:7 e 8 diferente da interpretação que os líderes religiosos do judaísmo lhe propuseram e que ele tinha aceito até ali. Esse homem instruído, membro do Governo da Etiópia, humildemente aceitou a interpretação proposta pelo evangelizador Filipe, com um resultado muito feliz

    ResponderExcluir
  5. Leiteiro responde:
    Fiz um resumo de seu texto para melhor compreensão de minha resposta e espero não chatea-lo por isso:

    É bom conhecer e relembrar a seguinte verdade: ninguém jamais encontrou uma única contradição nas páginas da Bíblia.
    Porém, invariavelmente, as pessoas que alegam contradições na Bíblia o que fazem é o seguinte:
    (1) escolhem duas ou mais sentenças bíblicas;
    (2) escolhem uma interpretação incompatível ou contraditória para essas sentenças;
    (3) e depois afirmam que a Bíblia é contraditória.

    Na verdade, todas as alegadas contradições residem na INTERPRETAÇÃO que essas pessoas decidiram escolher, quando está disponível e acessível a todos, normalmente através do contexto ou de outras passagens bíblicas, a interpretação compatível, não-contraditória(???) e razoável (???)das passagens bíblicas que podem, à primeira vista, suscitar alguma dificuldade de compreensão.

    Deste modo, a contradição que essas pessoas alegam, NÃO reside no que a Bíblia diz, mas naquilo que ELAS, segundo a prévia interpretação, decidiram escolher:

    DIZEM que a Bíblia diz , mas que a Bíblia realmente não diz!

    Naturalmente, no exercício, do meu livre-arbítrio, perante a Escritura, sou livre para ESCOLHER uma interpretação contraditória! (???)
    Às vezes, esforçando-me por conseguir a boa (???) interpretação, eu posso ter dificuldade em ver qual seria essa interpretação correta de certa passagem bíblia.

    É interessante que a Bíblia contém pelo menos uma situação igual a essa, que é a do eunuco etíope. No livro de Atos 8:26-38, esse homem estava lendo o texto de Isaías 53:7,8 e estava tendo dificuldade na interpretação dessa passagem bíblia.
    O evangelizador Filipe abordou-o e informou-o de uma interpretação de Isaías 53:7 e 8 diferente da interpretação que os líderes religiosos do judaísmo lhe propuseram e que ele tinha aceito até ali.

    Esse homem instruído, humildemente aceitou a interpretação proposta pelo evangelizador Filipe, com um resultado muito feliz

    Vamos a resposta:
    Saulo, Saulo, porque me persegue?
    Na minha opinião Saulo, (depois Paulo) foi o mais malandro dos Após-tolos, tinha dupla cidadania Judaíco-Romana e quando os romanos iam pegá-lo alegava:
    Sou Romano e quando eles sumiam voltava a ser Judeu sem se contradizer!
    Vou concordar contigo que na bíblia não tem contradição, mas sim: Boa ou Má InterPretação!

    Pelo menos é essa a minha Inter-Preta-ção dessa sua frase infeliz:
    "Às vezes, esforçando-me por conseguir a boa (???) interpretação, eu posso ter dificuldade em ver qual seria essa interpretação correta de certa passagem bíblia."

    Vamos a estórinha do Eu-Nuco:
    O seu livre arbitrio escolheu uma interpretação, o livre arbitrio dos religiosos escolheu outra interpretação, pelo visto nenhuma das duas boas, pois presisaram do livre arbitrio de Felipe para acertarem a correta interpretação!

    Vamos a História Real:
    Estou mudando de canal na TV e caio no Ator Silas Mala falndo: Voçe ja leu a Bíblia hoje?
    voçe ja rezou hoje?
    Porque está na bíblia:
    Reze no seu cantinho e não faça reza comprida, nem repetições de palavras, mas reze como lhes ensinei:
    Pai Nosso que estais no céu.....
    Ele dias antes riu de protestantes que lhe esperavam na porta do mega templo com cartazes aonde se lia: Chega de teatro, queremos uma pregação á moda antiga!

    Paulo, Paulo, aonde é o seu cantinho de rezar?
    È no Maracanã?
    Num amplo estacionamento?
    Numa Igreja, Templo, Sinagoga ou qualquer outro nome de 100 metros de comprimento por 50 metros de largura?
    Aliás voçe ja rezou o Pai Nosso alguma vez???
    Oremos!

    ResponderExcluir