sábado, 11 de outubro de 2008

Pirataria na Capoeira sim ou não?




Esta semana recebemos aqui na Amazônia Legal, 2 ícones da Capoeira Afro-Brasileira, um da Bahia outro do RJ, trazidos pelo jovem Luis Carlos a caminho de ser o maior promotor de eventos capoeiríticos do Estado.
O Mestre da Bahia nos trouxe um vídeo raríssimo de um ícone Bahiano, lamentando não poder deixar uma cópia, pois não tinha autorização de quem lhes passara tamanha raridade datada de 1952!
Nele vemos a performance não tão espetacular assim do ícone Bahiano, dada a fama que nos chegou/chega nos escritos antigos!
Mas já antevendo o futuro da Capoeira, no vidente está devidamente dissimulada a futura graduação na Capoeira, (no minuto 1:17)  nêle graduado pela miséria que no futuro o mataria.


A futura ginga da Luta Regional Bahiana mais conhecida como Capoeira Regional, dá seus primeiros passos através do Ìcone e fica visível a deficiência da mesma.
Ginga esta aprimorada pelo Mestre Bimba, corroborada pela afirmação de Atenilo seu mais antigo aluno:
Tudo dava certo, a gente dava um Martelo, pegava, dava um...
Surprêsa também é vê-los com o bonézinho e jaleco de marinheiro, calça branca com uma listra azul, (presuponho pois o video é preto e branco) significando ser o mesmo uniforme passado por Noronha e Cia e que provavelmente neste mesmo ano mudaria, com a oficialização do Centro Desportivo de Capoeira Angola em 01-10-1952 para calça preta e camisa amarela!
Tanto o Mestre Bahiano como o Mestre Carioca, 2 palestrantes de mão cheia, nos encheram de conhecimentos e disseram claramente que não fazem "qualquer negócio" com a Capoeira preferindo a qualidade a quantidade!


Uma pergunta de um participante:
Como surgiu o nome São Bento Grande e Pequeno para os toques referidos?
Ficou sem resposta por parte de ambos palestrantes, o qual me permitiu pedir um aparte para dar meu palpite em relação aos mesmos. Meu pedido foi seguido por uma declaração no mínimo deselegante por parte do Mestre Bahiano:
Tá certo voçe sabe muito! (ou algo neste sentido) que imediatamente corrigiu, mas a mérda já estava feita!
Não me considero um sabetudo na Capoeira, mas estudo desde que descobri que não seria um bom Capoeirista por não fazer acrobacias.
Existe a parte teórica e quem leu o Pequeno/Grande Manual do Jogador de Capoeira, foi picado pela abelha da curiosidade em procurar saber mais e mais. De lá pra cá comprei oque pude e xeroquei muito mais e posso afirmar sem orgulho nenhum, que mesmo me considerando apenas professor ja ensinei muitos mestres!

                                                               http://vibulletin.com/sports/186468.htm

A vinda do famoso escritor Carlos EuGênio gerou discussão na palestra pois o mesmo afirmara no seu livro:
Capoeirista Síriaco derrota Conde Koma!
Capoeirista Ciríaco "derrotou" o japônes Sada ou Sadao Miako , que talvez os jornais propositalmente chamaram de Conde Koma visando vender mais jornais. Para mim Ciríaco não derrotou o Japônes, pois usou golpe que não faz parte da Capoeira mas do Capoeirista: (Existe esta diferença!)
Duas cusparadas no rosto do mesmo seguido de um rabo-de-arraia!



A História diz que Vitor H.U desafiante de Mestre Bimba, possivelmente estaria ganhando quando Bimba "apelou" para o Galopante!
Vitor perdeu 2 dentes e foi para a rádio dizer que Bimba usou golpe que não exitia na Capoeira.
Bimba respondeu: 
Na minha Capoeira tem!
Com Mestre Caiçara, que teve também a infeliz idéia de desafiar o Mestre, Bimba deu um pontapé no rosto do mesmo ao pé do berimbau, ao que Caiçara pergunta:
Oque é isso Mestre?
É meu pé meu filho!

No meu texto Cego, Surdo, Mudo! pode-se ler:
Acredito que a expansão da Capoeira, não se deu pelas peripécias e desatinos dos praticantes, mas pela inclusão do Berimbau aos movimentos dos Capoeiristas. È bem provavel que a aproximação das Rodas as Festas do Largo das Igrejas, proporcionou não sò a introdução dos Viva Meu Deus, Ladainhas, como também a criação dos Toques:
São Bento Grande, São Bento Pequeno, Angola e Santa Maria, pela influência dos Toques Dos Sinos!
DOM-DIM: Angola
DIM-DOM: SBP (São Bento Pequeno)
DIM-DOM-DOM: SBG (São Bento Grande)
Não se pode relegar a informação de um antigo Mestre de que São Bento é assim chamado, por ter sido criado na Região de São Bento!
Pois é, as vezes voçe busca uma resposta para um problema e acaba achando duas!
Notei que a onomatopaica Santa Maria também conhecida hoje como:
Panha Laranja era usada praticamente só para o canto, Panha Laranja no chão tico-tico/ não panha com a mão/ apanha com o bico/, usado no jogo de pegar dinheiro.
Pouquissimos cantavam o:
Santa Maria mãe de Deus/ cheguei na igreja e me confessei/ etc,...
Demos sorte de nenhum capoeirista ter a infeliz idéia de berimbalar a mais famosa onomatopaica da MPB: Brasileirinho!
Seria mais um toque de berimbau ou de Capoeira?
Sem falar que mais da metade dos chorinhos são onomatopaicos!
Para piorar o excelente músico Mestre Canjiquinha berimbalou vários toques do ritual Afro-Bahiano transformando-os em toques de Capoeira.
Um amigo me ensinou a tocar bolero no berimbau......


 Mas o tema é:
Pirataria na Capoeira, sim ou não?
Voltando: O Mestre da Bahia nos trouxe um vídeo raríssimo de um ícone Bahiano lamentando não nos poder deixar uma cópia pois não tinha autorização.....
Comecei em 1975 quando a sociedade ainda achava a Capoeira coisa de vagabundo, assim não colocava seus filhos na Capoeira. Ensinos gratuitos mesmo sendo no morro não contava com mais de 20 alunos isso no RJ!
Para que ela viesse a ter uma aceitação maior foi preciso uma força da Rede Globo através de Mestre Boneco e alguns atores globais ja praticantes da mesma como o Marcelo Faria (filho de Reginaldo Faria), etc. Ou seja quem entrava na Capoeira antes da plim-plim divulga-la era porque gostava tanto a ponto de aguentar o estigma de "coisa de malandro"!

 Quantos CDs voçe consegue vender para esses meninos, em Peste, digo Mestre?

Nesta época me lembro era quase impossivel se conseguir um disco de Capoeira e os que todos tinham eram: Mestre Suassuna e Dirceu 1-2 e 3, Mestre Caiçara, Grupo Zambo, Mestre Bimba, Limaozinho e Natanael e Guimarães do Berimbau!
Como poucos tinham disco as cópias de fita cassete corriam de mão em mão e quem queria ouvir coisa nova tinha que ir na Bahia buscar! Os manuscritos antigos nos informa que Mestre Bimba não dava mole pra Kojak cobrando até o ar que os alunos respiravam.
Mais tarde chegou no RJ a epidemia de se ganhar algum nas rodas livres, principalmente na Feira dominical de São Cristovão, daí as proibições de se tirarem fotos sem dar "algum" primeiro. Fui e sou contra até porque uma foto dura até 100 ânus, já nós....
São centenas as músicas e fotos na Capoeira de Domínio Público e tenho certeza de que Mestre Suassuna e Mestre Dirceu não receberam até hoje 10% do quanto contribuiu para a Capoeira as suas 3 maravilhosas obras!
Arrisco-me ao dizer que até 1980 mais de 80% dos praticantes de Capoeira se iniciaram com estas 3 obras-primas! Se não fossem as cópias em fitas cassetes quantos maus cantadores teríamos hoje no Brasil. A exacerbada pirataria de produtos chino-japoneses nos permitem comprar hoje uma mini-camêra por 400 reais quando em me lembro de ter comprado uma mini filmadora de plastico italiana por uns 3 salarios minimos em 1978 por aí, com a qual filmei a famosa Roda das Crianças na Caixa Dágua no Cosme Velho em 1978-79 quando ninguém fotografava nem batizado quanto mais filmar!



A quem prejudicaria uma filmagem de uma roda de um grupo?
Ao professor, aos alunos, a Capoeira?
Só tem 2 opções para voçe gastar filme com algum grupo, ou é muito bom ou é muito ruim, sendo bom ele passará/venderá divulgando seu nome e seu trabalho, sendo ruim ele passará/venderá divulgando seu des-serviço á Arte Capoeira daí o medo!
A capoeira não teve, não tem e não terá ampla e irrestrita divulgação, se pensarmos só em ganhar, porque nos Países Africanos para aonde (todos os que são gratos) sonhamos um dia devolvê-la, eles não podem gastar um real com uma fita cassete!
Pensem nisto!
Professor Leiteiro


Frase de um Mestre:
Quero ser enterrado com os olhos para fora do tumulo, tenho muita coisa para ver e ler!

Cego, Surdo, Mudo! (Texto completo)


Um comentário:

  1. Obrigado pela nova Informacao!! Ja esperava um bom Texto!

    Com sua permissao gostaria de traduzir umas setencias ao estoniano por meu blog..

    Valeu!

    ResponderExcluir