segunda-feira, 27 de outubro de 2008

K-Poeira Gospel&K-Poeira Bombril: Affe Maria!


                                                            O famoso Madame Satã!

Ave Maria meu Deus, Paraná
vou-me embora pelo mar, Paraná
eu também sou angoleiro, Paraná
eu também quero jogar,Paraná.

João 2:21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

Para entender-mos melhor este texto é preciso saber a diferença entre saber e crer, leiam este exemplo:
Um amigo de confiança lhe diz em relação a outro amigo:
Vi o fulano fazendo isto!
Voçe responde: 
Não acredito!
O amigo insiste: 
Estou lhe dizendo, eu vi!
Apartir desta voçe não será mais o mesmo, instala-se acima de sua cabeça uma ameaçadora interrogação, pois se aceitares essa nova informação, terás que descartar as antigas que atestam a idoneidade do mesmo, ou seja:
Voçe sabe, mas crê?

Sou reconhecido na Capoeira oficialmente desde 1976 quando participei do filme Cordão de Ouro com Nestor Capoeira, cujo final coincide com Mestre Camisa fantasiado do orixá Ogum, repito fantasiado, pois Mestre Camisa não é/era Ogum e nem estava "incorporado" com o mesmo . Mas para opinar numa enquete sobre Capoeira tenho que assinar o Concordo em 10 regras judicias e 10 confissões de fé sendo que algumas eu não concordo.
De saída na pesquisa google voçe da de cara com esta previsão do que vem por aí, haja vista que já existe a Igreja dos Surfistas, do Maradona, do Elvis Presley!
Conceitos relacionados:
capoeira gospel evangélicos, capoeira gospel igreja, gospel "capoeira regional"!



Tirado de um Site:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, constitui crime punido com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa, conforme determina a Lei 7.716/89 em seu artigo 20, §. Denuncie sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite

 Depoimento de alguém:
Tenho uma irmã que já conheceu o evangelho e está fazendo capoeira há bastante tempo com pessoas não evangélicas. Gostaria muito que ela estivesse junto com pessoas evangélicas, para tanto preciso um contato de alguem aqui em Campinas-SP. Ela ama fazer capoeira e aceita participar e ter novos contatos com capoeiristas evangélicos. Por favor me ajudem...

Leiteiro comenta
Infelizmente na lei de discriminação e preconceito não fala de Arte Marcial, mas a jovem esta sendo convidada por livre e espontânea pressão á trocar o (professor) certo por um duvidoso. Para eles professor bom é oque prega e não oque conhece da Arte!
Alguns crentes deram imenso prejuízo a Capoeira com aquela perseguição implacável e eu sou/fui uma das vítimas. Consegui apoio da extinta LBA para dar aulas e uniforme de graça em 1990 e o dirigente do Centro Comunitário cuja 1ª atividade era a Capoeira atrapalhou oque pode e quando abrimos mão do espaço dentro do Centro indo para a quadra de futebol de salão ele apagava as luzes.
Os K-poeiras Gospel podem tirar as "Coisas Demoníacas" da Capoeira (que voçes inventaram e que nós autênticos Capoeiras sabemos ser apenas desculpas para se apossarem de Minha/Nossa Arte) para usa-la como ressarcimento pelas calúnias e difamações que carregamos anos a fios, enquanto alguns enriqueciam/enriquecem "tosquiando as ovelhas"!
Estão nos "ressarcindo" devolvendo excepcionais Capoeiristas, agora deformados pela lavagem cerebral e não podendo praticar a Capoeira na totalidade que aprenderam, portanto devendo abrir mão do título que carregam!
Chutaram nossas imagens e pedimos apenas retratação, mas quando a jornalista falou um pouquinho recebeu processos em todo o Brasil, esquendo oque berram do seu "ídolo" JC nas esquinas dia e noite:
Se lhe baterem numa face dê a outra!
É do mesmo JC a:
Amai-vos como eu vos amei e Eu não vim para trazer a paz e sim a espada!
Vim para separar o pai da mãe, a mãe do filho, o irmão do irmão. Aquele que amar mais ao pai, a mãe ou ao irmão mais do que a mim, não é digno de mim!


Todos sabemos que a bíblia foi escrita por homens sob insPIRAÇÂO Divina, mas isto no mundo moderno tem outro nome:
Psicografia ou Ficção!
Psicografia é inaceitável pois nos/vos liga ao Espiritismo, Ficção idem, só sobrou insPIRAÇÂO Divina!
Eles estão num paradoxo:
Livram as pessoas do Mal pela Palavra e os prendem (fazem mal via processos) pelas palavras!
Quando CRISTO chegar no Brejil será recepcionado pelo maior jogador da época o Koko, que lhe dirá: Graças ao Senhor fiz um gol no futebol!
Jesus lhe perguntará oque é futebol, bola e gol?.
Depois virá o maior Boxer o Socó:
Acabei de arrebentar a cara de um graças ao Senhor!
Porque ele não quis lhe dar a outra face?
É, ele não quis mas peguei assim mesmo! Ka-kaka-kaka.
A Capoeira tem uma música que retrata bem oque é a bíblia:
Oi sim, sim, sim,/ ou não, não, não,/ oi sim, não, não,/ oi não, sim, sim!

Vejamos: 
Exôdo 32:15-16-27- 28-29 15-
E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.
Tiago 2:11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás.
Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
27: E disse-lhes Moisés: Assim diz o Senhor Deus de Israel:
Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
28:E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
29 Porquanto Moisés tinha dito:
Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.
Acho importante respeitar a História, porque através dela as religiões são melhores compreendidas! (Kais Ismail)


Pincei estas frases da Internet de um Site que não ficou claro ser EvanGélico, Cristão ou Cristão-Evangélico!
Olha, cada vez que eu pesquiso sobre a Capoeira e seus mestres eu fico com a certeza que não é algo que deva ser praticado por cristão, aliás como todas as artes marciais,
com exceção, talvez, de técnicas de defesa pessoal.
Quer praticar capoeira, pratique. Mas querer usá-la como ferramenta de evangelização, como ministério, como muitos gostam de chamar, é desnecessário. É dizer que a Palavra de Deus não é capaz de surtir efeito em seus propósitos.
Mas, você disse que a capoeira regional não tem muita ligação com os cultos afros.
Ou a capoeira regional tem ou não tem.
Será realmente que dá para dissociar a capoeira do candomblé?
Qualquer pesquisa que se faça sobre a capoeira nos remete ao candomblé, seja por causa do ritmo, da música, dos movimentos, dos rituais, dos mestres. Fora o conceito de transe capoeirano. Pensem bem antes de defender que um cristão pode praticar a capoeira.


Este é um debate entre um Fã-nático e um esclarecido:
Fã-nático:
Capoeira é de Deus sim !!!
CAPOEIRA COMO ESTRATEGIA DE EVANGELISMO:
Jesus falou "Ide fazei discipulos por todas as nações das terras" a Capoeira é uma estratégia para ganhar almas. Eu sou convertido a 3 anos e aceitei Jesus em uma balada Gospel. Agora sou servidor de Deus trabalho para o reino de Deus... Agora a Capoeira, ela é um método para evangelisar e encher as igrejas... Deus quer ver as igrejas lotadas.. melhor ver igrejas lotadas que ver presídios lotados.. !!!
Está na biblia: Aquele que ganhar almas é sabio!
Eu pergunto agora aos que criticam a K-poeira..(gospel? )
Quantas almas voces ja ganharam para Jesus?
Imagine na Capoeira Gospel quantas almas se ganhariam para Jesus.
CAPOEIRA LIMPA:
E nao só isso, se usarmos a Capoeira como estratégia de evangelismo, tirar tudo que nao é de Deus.
EVANGELISAR:
Muitos dizem que para evangelisar traficantes voce tem que ser traficante. Meu Irmão não é preciso ser traficante, mais se voce quer converter o traficante sente-se na mesa com eles.. Jesus sentou-se com os publicanos e pecadores. Eles são os que precisam mais, por acaso voce viu Jesus pecar com eles ? Não !!
CONCLUSÃO:
CAPOEIRA É DE DEUS ENQUANTO FOR EVANGÉLICA E TIRAR TUDO QUE NAO PRESTA!! EU ESTOU POR ABRIR UM MINISTÉRIO DE CAPOEIRA NA MINHA IGREJA ESTAVA PESQUISADO NA INTERNET. O QUE FALAM SOBRE A CAPOEIRA, (Gospel?) PARA ESTAR PREPARADO SOBRE AS CRITICAS.
Vi na internet muitos se converterem por meio da capoeira. (gospel?) Se voçe usar: futebol, dança, teatro, capoeira gospel, baladas de crentes, karate, estará atraindo as pessoas para assim poder usar a nossa grande arma que é a Palavra de Deus.
Veja o Apostolo Paulo o que ele disse:
"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo (transgredindo a lei?) da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 1 cor 9:20 " Agora por que não devemos usar a capoeira como estratégia ? Amigo deixa nos fazer a obra de Deus, nao fale mal da capoeira (gospel?) respeite- nos!

Esclarecido:
Resposta:
Vá em frente camarada, se para você a Palavra de Deus não é suficiente para tocar os corações dos incrédulos, então monte seu ministério de capoeira gospel. Pra voce ver que Paulo quebrou Principios biblicos para ganhar almas ele pregou o evangelho em um lugar aonde era proibido pregar o evangelho, era proibido pela lei dos homens. Você disse que é só tirar as coisas ruins da capoeira e está tudo certo. Bom então tire a música, a dança (ritmo ijexá), os rituais de batismo, o transe capoeirano e é capoeira mesmo que você pratica? .
E muitos se convertem por meio da capoeira? Achava que era pela Palavra de Deus? Olha, parece que você fez uma grande confusão sobre escatologia e capoeira. Estou tentando entender até agora. O que uma coisa tem a ver com a outra. Você quer ter um ministério de capoeira, mas parece que falta um ministério de educação cristã em primeiro lugar. Assim como Jesus esteve, porém, não andava nas mesmas práticas. Você, pelo contrário, está junto destas pessoas e praticando as mesmas coisas. Portanto, esta passagem bíblica não se aplica ao seu ministério de capoeira gospel.
É engraçado que nenhum grande pregador da história se utilizou de artes marciais para pregar o evangelho, aponte um pelo menos, mas não vale esses recentes. E é engraçado que as artes marciais são muito antigas e nenhum grande pregador antigo precisou se utlizar dessa "estratégia".
Isso só é mais um modismo de nossos tempos para aqueles que não confiam plenamente no poder da Palavra. (fim)

Agora sobre:
Transe Capoeirano no: 
http: //www.gruposenza la.com/grupo_ senzala.html. 
Neste Link você vê que um dos fundamentos da capoeira do Grupo Senzala é o transe capoeirano.


Mestre Decânio:
Manoel dos Reis Machado, o mestríssimo Mestre Bimba, é o pai da capoeira regional. Foi alabê no candomblé, função de zelador do terreiro. Pelo porte grande e respeito que imprimia, ganhou o apelido de Rei Negro e era saudado pelo grito de guerra "Bimba é bamba!".
Em 1949, o escritor Monteiro Lobato o conheceu e lhe dedicou o conto Vinte e dois de Marajó, que conta a história de um marinheiro capoeirista. "
Muniz também toca na face oculta da personalidade de Mestre Bimba:
Seu lugar nos mistérios do candomblé. Mestre Bimba era ogã (encarregado do atabaque) de uma das vertentes da religião dos orixás mais nebulosas e desconhecidas:
o candomblé do caboclo

A IMPORTÂNCIA DO TRANSE CAPOEIRANONO JOGO DE CAPOEIRA DA BAHIA A. A. Decanio Filho
O atabaque, formalmente condenado pelo Mestre Bimba, durante todo o tempo em que acompanhei a sua rota, foi introduzido pelo Mestre Pastinha. Em mão desabilitadas, como ocorre na rodas da chamada Regional atual, torna-se arauto de ritmo guerreiro e acarretam um transe violento, que vem matando, ferindo, lesando impiedosamente os seus praticantes, desde que provoca um transe agressivo, belicoso, guerreiro, desenfreado e deve portanto ser proscrito em nome da legitimidade da Capoeira e da segurança dos seus praticantes.
Mestre Bimba dizia que "O pandeiro é o atabaque do capoeirista" .
O berimbau é o instrumento- rei da Capoeira, torna-se portanto, indispensável ao bom desenvolvimento do jogo que seu toque predomine no ambiente, mantendo a uniformidade do ritmo e o entrosamento entre os parceiros duma "volta" ou "jogo", sem o qual fatalmente existirão os desencontros e a violência.

ESTADO DE CONSCIÊNCIA MODIFICADO (TRANSE CAPOEIRANO)
Sob a influência do campo energético desenvolvido pelo ritmo-melodia ijexá e pelo ritual da Capoeira, o seu praticante alcança um estado modificado de consciência em que o SER se comporta como parte integrante do conjunto harmonioso em se encontra inserido naquele momento.


BERIMBAU - A LIGAÇÃO ENTRE O MANIFESTO E O INVISÍVEL
O capoeirista para jogar capoeira não precisa de conhecer a história e a técnica da Capoeira, por que o ritmo/melodia põe o ouvinte diretamente em sintonia com a "Capoeira" abstrata, que abrange a fonte etérea dos movimentos, os paradigmas de jogos, os arquétipos de capoeiristas e talvez com a própria "tradição". Por este motivo, poderemos aprender por ver, ouvir e dançar... Cada um de nós cria uma capoeira pessoal, transitória e mutável, evolutiva, processual, como todos os valores humanos e poderá ser imitada, jamais reproduzida em clones, como produto industrial de fôrma, idêntico em todos detalhes. (M. Decânio)


OS FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA A prática da capoeira se desenvolve obedecendo aos seguintes parâmetros:
1. movimentos rituais ritmodependentes
2. ritmo ijexá regido pelo berimbau
Agora vejamos a definição do ritmos Ijexá, na wikipédia: (consultar a Wikipédia com ressalvas)
Ritmo africano:
O Ijexá resiste atualmente como ritmo musical presente nos Afoxés. O Ijexá, dentro do Candomblé é essencialmente um ritmo que se toca para Orixás, Nkisis e Voduns, Oxum, Oxóssi, Logum-edé e Oyá-Yansan.


Comentário final de Leiteiro:Bem quanto ao Grupo Senzala no pouco e bem proveitoso tempo que passei lá, vendo as maravilhosas rodas de Sábado e nos treinos de Mestre Toni Vargas, nunca vi nem transe, nem ouvi toque Ijexá!Como nunca fui a Bahia para ver se eles gingam no estilo Ijexá, posso dizer que no Rio de Janeiro a Zona Sul toda com excessão de Neco e Artur Emidio no Leme os outros gingam estilo Regional, portanto diferente do Ijexá!
Ja na Zona Norte frequentei muito Mestre Poeira, as rodas de sabado em Nova Iguaçu, que usavam a ginga Dobrada bem proximo do Ijexá, como o é a Dança Ciranda e o Frevo este segundo os livros, descendente dos capoeiristas Pernambucanos impedidos de "brincar" Capoeira naquele Estado.
Mestre Pantera na Tijuca gingava ao estilo Regional.

Mestre Decânio faz parecer ser fácil entrar em Transe bastando ouvir o Ijexá.
Se isto Fosse verdade os Blocos Filhos de Ghandi Bahiano e Carioca não desfilariam pois colocariam a platéia em transe também. Não teríamos em casa Cds e Discos de Afoxé e Candomblé. Não haveria Grupos Folclóricos de Capoeira e Candomblé pois os mesmos são feitos com os melhores e autênticos, atuando, repito: Atuando e "recebendo" entidades diariamente ou semanalmente.
Os transes e os possíveis "milagres" diários são questionáveis pois teêm hora marcada para acontecerem:Nas Igrejas e Templos das 20:00 as 24:00 e nos Terreiros das 20:00 as 4:00 do outro dia! Tanto a Capoeira como o Candomblé obedecem a uma fase evolutiva de desenvolvimento e é raro alguém no mundo que tem o poder de se "incorporar e desencorporar" . Os antigos ouviram falar de Zé Arigó e na Psicografia Chico Xavier!

De 10 pessoas que vêem Ghost ou Love History só algumas choram na 1ª exibição e vai diminuindo nas exibições seguintes. Isto porque nos preparamos ao optar por esse filme.
Quem voçe conhece que chorou ao ver Rambo ou o Exterminador do Futuro?
Ja no Filme Os 300 por causa da mistura Ghost&Rambo, fomos pegos de surprêsa!
Acredito que Mestre Decânio confundiu Expectativa& Euforia com Transe!
Morei em frente de um e visitei 2 ou 3 terreiros de Candomblé e Umbanda Branca(?) durante um 2 anos vendo a movimentação varias horas pela porta e janela e depois que meu amigo Rubinho Tabajara virou tocador de Atabaque acompanhei-o mais algumas x e constatei ser um teatro com bons ou excelentes atores. O Pai de Santo que comanda raramente incorpora e não ficou claro para mim se é ele ou o melhor dos Tocadores que inicia o toque de atabaque relativo a "entidade" que a mulher ou "homem" que esta dançando deverá receber!

Quem quiser comprovar é só escrever videos de Capoeira Senzala no google e verá principalmente no Circo Voador em 1983, apesar da qualidade ruim que a ginga não é Ijexá. Mesmo Bimba sendo um adepto do Candomblé, ele dava aulas para os filhos da alta sociedade, retirou o atabaque talvez tentando desvincular a sua imagem do mesmo.
Como Capoeira ja existia optou por chamar a sua criação de Luta Regional Bahiana até porque não tinha Chamadas, (parada de Angola) Ladainhas e menos 2 berimbaus!
Esta Capoeira possivelmente não era demoniaca embora o pandeira tocasse em ritmo ijexá.

Mas o ritmo ou a Dança Ijexa é Demoniaca?
Eu acredito que nenhum Ritmo o é, pois o Rock a poucos anos atrás era para eles Demoniaco, e hoje eles tem: Rock de Jesus e Balada Gospel! (Copiando os EUA, é claro!) E as Danças seriam as Lascivas como Strip tease lundu, lambada, Na boquinha da Garrafa, por aí!
Mas se Deus disse:
Crescei (será que Adão e Eva eram pequenos?) e multiplicai, como Adão poderia "enfiar a banana" sem ser Demoníaco? E o atabaque feito de arvore e couro de animais criados por Deus? Seus alunos (de Bimba) retornaram com os berimbaus e o atabaque e o povão chamou-a de Capoeira Regional daí...!
A Capoeira é Demoníaca?
È possivel, porque a Capoeira não vai a Igreja, a Capoeira não reza, a Capoeira não acredita em Deus! Portanto o que vai a Igreja, o que reza, o que acredita em Deus, é o Capoeirista Católico, é o que na roda canta:
Ieh viva Meu Deus, valha Deus senhor São Bento, etc, faz o Sinal da Cruz.Os crentes tiram isto pois entendem ser diabólico, mas o capoeirista Católico aprendeu que não. Então na Poeira Gospel eles cantarão Hinos de louvor a Cristo, entendendo-se que estas musicas são religiosas eles estão trocando 6 por meia dúzia!
Ah sim, não é as músicas e sim o atabaque!

Vejamos: 
o mesmo atabaque que tocou no terreiro a noite toda até a madrugada do outro dia para incorporação, pode tocar a tarde na roda de samba sem incorporar ninguém! Pode-se registrar num filme ou novela uma sessão de Candoblé sem incorporação?
Alguém ja viu uma Sereia, Iara a mãe dágua, Iemanjá. Viu o Saci jogando Capoeira?
Meu Professor Lua Rasta me ensinou Capoeira para Ama-la, divulga-la em todas as opertunidades possiveis. Não me ensinou para me dar uma ocupação pois estava desempregado, nem para me tirar do trafico, das drogas, para dar atividades a velhos, salvar crianças em area de risco, para salvar almas, etc, etc, etc!Me ensinou como uma das suas riquezas dadas pela Mãe Africa, como me iniciou no Bumba meu Boi, na Ciranda, no Jongo!
Não conheço ninguem que ensine Afoxé, Jongo, etc, com essas finalidades, mas a Capoeira se presta para isso, e olha que o grande/pequeno Mestre Pastinha disse:
Me admiro o Capoeirista se prestar pra certas coisas!

A Minha Capoeira não é K-Poeira Bombril! *
Pesquisando descobri que o Saci Perere perdeu a perna jogando Capoeira. Quanto a introdução do atabaque por Pastinha, tanto o Batuque provavelmente ja o tinha, como Rugendas registrou a Dança de Guerreiros ao som do atabaque. Será que o atabaque foi abandonado por esses primeiros lutadores e possiveis capoeiristas para depois ser re-introduzido por Pastinha?
A Capoeira Tombada e protegida por Lei
pode não ser a conhecida popularmente como Regional, mas a Capoeira Angola com todos os seus Dogmas, Preceitos, Tradição e Religiosidade é protegida pela Lei e qualquer "Deformação" passível de punição!Pensem bem nistos antes de inventarem um montão de porcarias!

Na minha biblia só tem uma página e 2 versículos:
Este é dedicado áqueles que perseguem as pessoas só porque não nasceram neste País ou Estado, não têm a mesma côr, credo, gôsto, etc...
Mateus 23:23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
E este desmistifica todo o tipo de fazedor de "milagres", de qualquer religião!
Vai, tua fé te curou!
Cris Angel x JC!




Esta música é do tempo dos Capoeiras, dos que resistiram a discriminação da sociedade e a perseguição dos anti-sociais!
Não se venderam, não se venderão jamais!


E o Anjo lhe disse: as tuas orações e as tuas ofertas subiram para a memória de Deus! (Atos 10:4)
Dinheirama detida num aeroporto!

Capoeira Jurou Bandeira Ieee 
Capoeira jurou bandeira 
Pediu a seu santo sua proteção
Entrou na roda olhou o parceiro 
Oi mas olhando o céu pediu perdão 
Oi mas deu uma volta de saudação
Oi mas finda a volta falou 
Capoeira eu sou bahiano 
Oi mestre Suassuna foi quem me ensinou
Estendeu a mão num cumprimento 
Um pé no peito logo levou
Oi mas subiu do chão que nem Corisco
Só pra confirmar o que havia dito 
Capoeira neste dia, 
eh lutou tudo o que sabia 
Oi mas se não lutasse perdia 
O amor do peito de Maria 
Dona do seu coração
Jogou no ar e no chão
Fez diabruras do cão 
Oi mas rezando uma oração 
Ele é homem de corpo fechado 
Oi mas não teme ferro de matar
Ogum é seu padrinho
Oi guerreiro no céu e guarda na lua 
E na terra seu peito é de aço 
Eh faca de ponta não fura 
Iê viva meu Deus

Para quem nunca foi num terreiro vale a pena ver/ouvir esta espetacular nterpretação do inesquecínel Espanta Jesus!

Um comentário:

  1. O PAVA está fazendo uma Newsletter só para blogueiros e dessa vez é sério.

    Para entrar na lista basta me enviar um e-mail com seu Nome, E-mail e Endereço de Blog e Data de Aniversário para:

    amigodopava@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir