segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Cego, Surdo e Mudo! História do Berimbau, Atabaque e Pandeiro!


CEGO, SURDO, MUDO!
Eu tenho medo de escrever, porque as palavras ficam gravadas muito tempo, sofrem interpretações individuais, e com o passar do tempo, adquirem outro sentido, surpreendendo até quem as escreveu!
Ademais em Não Acredito em Palavras para Mudar o iMundo ou alguém, se isto não fosse Verdade, a Bíblia Não teria tantas!
Há muitos anos atrás, passando em frente ao quartel do Exército aqui em Belém do Pará, vi escrito:
A Palavra convence, o Exemplo arrasta!
Pensei: Que maravilha de frase!
Uns 3 meses depois, este mesmo Exército foi assaltado por 2 elementos que tinham notado que aos domingos, não ficava soldado nem na guarita externa!
Que exemplo hein!



Santa Maria:
Já estamos nos preparando para criar um novo Adão, não mais a semelhança de Deus, mas do própio homem. A produção de orelhas humanas em ratos, figados humanos em suinos, dão uma pálida idéia. Já antevejo o Capoeirista do 3º Milênio com a habilidade da Largatixa, arrojo e astúcia do Macaco, Parabrisa, depósito de gordura e equilibrador corporal de umidade do Camelo, visão da Águia, audição do Morcego, força da Formiga, estômago dos Ruminantes, etc.
E é claro, se der algo errado, a re-edição de Cíclopes, Minotauros e Medusas!
O lado bom da Capoeira, é que voçe mal conhece algumas pessoas e já as tem como amigas, por outro lado voçe nem conhece algumas pessoas e já as tem como inimigas!

São Bento Pequeno:
Muito importante a carta de Mestre Limãozinho ao Mestre Burguês sobre o Toque de IUNA:
"A estória (ou História) diz que os Capoeiristas lutaram o Jogo da IUNA, e um deles Morreu!"
Quer dizer que até então IUNA Não Era Toque de Morte, e se um Não Tivesse Morrido, continuaria nâo sendo!
Quem viu o jovem pela TV Globo ser agredido mortalmente, o viu com o Toque de São Bento, e se ele tivesse morrido na hora, seria São Bento Toque Funebre?
Morte na Capoeira: http://www.youtube.com/watch?v=E1CRuWusKoE

São Bento Grande:
São Bento Grande de Angola, seria na minha opinião, o Toque de Iniciação, pois 70% dos Capoeiristas hoje, (e antigamente) iniciam seu aprendizadode Berimbau com ele.
Eu mesmo sou uma vitima dele, pois estava desempregado quando ouvi aquele som estranho, a uns 100 metros a minha casa.
FUI, VI E FIQUEI!
Acredito que a expansão da Capoeira, não se deu pelas peripécias e desatinos dos praticantes, mas pela inclusão do Berimbau aos movimentos dos Capoeiristas. È bem provavel que a aproximação das Rodas ás Festas ao Lado das Igrejas, proporcionou não sò a introdução dos VIVA MEU DEUS, LADAINHAS, como também a criação dos Toques:
São Bento Grande, São Bento Pequeno, Angola e Santa Maria, pela influência dos TOQUES DOS SINOS!
DOM-DIM: Angola
DIM-DOM: SBP
DIM-DOM-DOM: SBG
Não se pode relegar a informação de um antigo Mestre de que São Bento é assim chamado, por ter sido criado na Região de São Bento!
A maioria das pessoas antigas conheciam quais os Santos de 20 dias no ano pelo menos!
Daí para algum capoeirista criar no dia de São Bento o toque, ou os toques de SBGrande e SBPequeno foi um pulo!
Lembre-se que as rodas quase sempre eram aos domingos ao lado das igrejas!



Cavalaria:
SOU DISCÍPULO QUE APRENDO, SOU MESTRE QUE DOU LIÇÃO!
Somente numa Arte Popular é possivel tal coisa!
Foi sem dúvida briga de "comadres" que gerou a Morte do jovem no RJ, e tirou muitas crianças da Capoeira. Mas este fato terrivel, serviu para uma concientização a longo prazo, tentando uma possivel união, para expulsão definitiva, no dizer de um Picareta desta Arte dos:
Infiltrados na Capoeira!
Não tenho dúvida, de que "sua dedicação" 'a Capoeira, é só pelas vantangens e promoção que a Capoeira dá! Parece-me que quando certas pessoas chegam a Mestres de Capoeira, perdem o bom senso!
Um dos piores exemplos está na Revista SEXI-Janeiro de 1995- edição nº 181!

Se era esta a Expansão Descomunal de qualidade duvidosa que o Nestor Capoeira previu num dos seus Livros, confesso que não cai do cavalo, e sim de uma girafa. Lamentavelmente Mestre Pastinha tinha razão:
CAPOEIRA, UMA COISA VAGABUNDA!
Do jeito que vai, teremos que criar um SPC:
Serviço de Proteção a Capoeira!
Com um departamento CEP:
Controle de Expansão dos Pilantras!
irmão mata irmão na Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=GcWhZ0NyDPE

IUNA:
Quando Cabral encostou em Porto Seguro na Bahia, é bem provavel que já tivesse no barco Jogadores Portugueses de Paus, e talvez até Capoeiristas como é o caso do Irmão Barnabé, tocador de Berimbau, (de boca ou de barriga?) que alegrava as ruas do RJ, nos idos de 1584, conforme o Livro Narrativas de Fernão Cardim citado por Viriato Correa em "O Brasil de nossos Avós"!
Quando um aluno me pergunta sobre Os Segredos da Capoeira, eu desconverso, até porque, se meu Mestre me passou algum Segredo, deixou de ser Segredo, pois seríamos 2 a conhece-lo!
Oque existe são incognitas quanto a Origem da Capoeira!
Sendo Africanos os Professores de Bimba e Pastinha, (o negro Benedito e o Capitão Bentinho) e desconhecendo-se que eles -os Professores- aprenderam-na com Europeus ou Indigenas Tupiniquins, é quase certo a Capoeira ter vindo da Africa, nos navios negreiros, espalhando-se atraves dos litorais!
Estranho é ela ter se manifestado apenas no Brasil.
Estudos indicam que há algo semelhante em Angola: A N'golo, nas Antilhas: Moringue.
Se alguns poucos movimentos indicam Origem, ela também estará na Russia:
Dança dos Cossacos, e mais China&Japão pelos Balões da Cintura Desaprezada, tesoura do Judô e Chamadas do Taichi!
Somente o BerimBau chegou em Cuba.

Usarei uma comparação "comercial" entre a Capoeira quando iniciei -1975- e agora - 1997- quando escrevo:
Antes a Capoeira era a Marca, o Produto o Mestre e o Subproduto o ....
Hoje a Marca é o Nome do Grupo, o Produto é a Capoeira e o Subproduto o Mestre!

Banguela:
Apesar da impressão que o texto possa dar, Capoeira para mim, não é e não será Religião.
A introdução e utilização de parte Rituais de Religiões Afro-Brasileiras, não indica ser o Elemento adepto das mesmas, fazendo mais por Caricatura ou influência de terceiros.
Isso de a Capoeira Ser oque Não Era, (Religião) salvo engano de minha parte, (porque na Capoeira tudo é possivel, graças ao seu estilo camaleonico) poderá no futuro, como ainda lhe traz no presente, pela associação do Atabaque com o Candomblé, lhe trazer mais Discriminação!

Resumo de um Texto editado no Informativo Muzenza Jan/Fev de 1997 sob o titulo:
Cego, Surdo, Mudo!

História do Berimbau!
Caindo na classificação das cítaras, o berimbau que conhecemos hoje em dia pode ser descrito por um arco de madeira flexível, onde suas pontas são ligadas por um arame, tendo como caixa de ressonância uma cabaça que é presa em uma das pontas da madeira.


A origem desse instrumento ainda não é definida. Trata-se de um dos instrumentos musicais mais antigos, e segundo Kay Shaffe, já era conhecido por volta de 15.000 a.C. A entrada do berimbau no Brasil também não pode ser estabelecida com precisão, mas é provável a associação com os escravos. Desde os primeiros registros, o berimbau sempre apareceu sendo tocado por negros africanos e descendentes, além do fato dos arcos musicais africanos serem iguais aos brasileiros, em construção. Waldeloir Rego também cita que em Cuba, o berimbau, lá chamado de sambi entre outros nomes, aparece em cultos religiosos de origem afro-cubanas. Outra característica que reforça a introdução africana do berimbau no Brasil, é o fato de que antes da colonização, não existem registros de arcos musicais na cultura dos índios que aqui viviam.

Recentemente, circulou através de mensagem (e-mail) do capoeira Teimosia, se não me falha a memória, uma página de uma revista internacional de percussão contendo desenhos de arcos musicais de diversos lugares do mundo. Dentre os esboços, a maior parte composta de um arco contendo uma caixa de ressonância das mais variadas formas e presas nos mais variados lugares. O comentário vale para ressaltar que analisei os desenhos e o arco musical que mais se assemelha com o "nosso" berimbau estava classificado como instrumento musical da Tanzânia... ????



Um dos primeiros registros de um berimbau no Brasil foi realizado na alfândega do porto de Santos, em 1739. O instrumento também foi descrito por Debret em 1826. Em seu trabalho intitulado "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", o artista francês apresenta o desenho de um cego tocador de berimbau pedindo esmola, com uma breve descrição do instrumento e modo de tocar.

Uma vez no Brasil, ainda é muito difícil precisar a data da associação do berimbau com a capoeira. Atualmente, o instrumento é considerado indispensável na bateria de capoeira. Normalmente tocado por mestres ou capoeiras mais antigos, ele é utilizado para comandar as rodas, estabelecendo o ritmo das músicas e do jogo. O berimbau, junto com o canto do mestre, também dá a senha para o início e fim da brincadeira. Atualmente a arte de tocar o berimbau é utilizada inclusive para mostrar o conhecimento do capoeira, como tem sido muito discutido nesses dias.

Humbo, rucumbo, rucungo, rucumbo, urucungo, lucungo, gunga hungo, m"bolumbumba, marimba, gobo, bucumbunga, bucumbumba, uricungo, oricungo, orucungo, matungo, macungo, berimbau de barriga, violam e viola de arame são alguns dos nomes utilizados na literatura para descrever o berimbau. Hoje em dia, os nomes que sobreviveram, até devido à utilização nas cantigas são berimbau, gunga e viola. Dizem inclusive que o nome berimbau seria de origem portuguesa, enquanto gunga seria o nome africano, que na língua Yorubá significa Rei.

Nas rodas de capoeira, o instrumento tanto aparece sozinho, na maioria das vezes nas rodas da chamada Capoeira Regional, quanto em parceria com outros berimbaus. Porém, hoje em dia é comum vermos nas rodas de Capoeira Angola a bateria formada por três berimbaus. Um de som grave também chamado berra-boi ou gunga, um de som agudo chamado viola, e um último de som intermediário entre os dois primeiros, chamado médio. Durante o jogo de capoeira, cada berimbau possui sua função, e dessa forma, nas rodas de capoeira angola, cada um segue um toque, uma batida diferente. Uma ressalva se faz para lembrar dos mestres que montam sua charanga (bateria) conforme os modos da Luta Regional Baiana de mestre Bimba. Neste caso, mesmo que na bateria existam dois berimbaus, em geral ambos seguem o mesmo toque.

Como existem diversos toques de berimbau, ficando a cargo de cada mestre de capoeira a escolha "certa" ou que mais lhe agrada, sugiro para os interessados a leitura do livro "Monografias Folclóricas 2" O Berimbau-de-barriga e seus toques", de Kay Shaffer. Nesse livro, o autor percorre a história do berimbau e analisa os toques mais utilizados pelos capoeiras mais famosos, inclusive descrevendo os mesmos através de partituras.

De som marcante, o berimbau se tornou um instrumento característico da capoeira. Tão característico que ao vermos um arco musical com esse formato, as pessoas, capoeiras ou não, já associam imediatamente a imagem ao jogo de capoeira. O mesmo não acontece com os outros instrumentos presentes na bateria de capoeira, como pandeiro, atabaque e outros, pois eles aparecem também em outras manifestações da cultura afro-brasileira como o samba, o jongo dentre muitas outras.



Atabaque
Assim como o pandeiro, os tambores são instrumentos muito antigos. Difundido na África, o tambor também aparece em registros persas e árabes. Inclusive o termo atabaque é de origem árabe. Mesmo com essa ligação africana, acredita-se que o instrumento já tinha sido trazido por mãos portuguesas quando chegaram os escravos africanos.


Uma vez aqui no Brasil, o atabaque foi incorporado à cultura afro-brasileira de uma forma tão intensa que grande parte das manifestações culturais e religiões afro-brasileiras, se não todas, apresentam o tambor como instrumento musical marcante. O samba, o jongo, o maculelê, o batuque, a umbanda e principalmente o candomblé são exemplos.

Em documentário do diretor pernambucano Alexandre Fafe, apresentado recentemente pela TV Cultura, aparecem velhos e jovens participando de uma brincadeira que eles denominam Batuque de Inhanhum. Muito parecida com o Jongo, essa manifestação de origem negra se apresenta em uma roda, onde homens e mulheres se revezam no centro dançando em duplas, seguindo o som dos instrumentos tocados pelos mais experientes. No documentário, Inhanhum é mostrada como uma cidade muito simples, que através de seus moradores, tenta manter viva a cultura popular da região. Tão simples que o ritmo do Batuque é feito por tocadores de latas e pandeiros. Os instrumentistas que entoam as antigas cantigas utilizam latas usadas (de tinta ou óleo) para desenvolver o som. Ao assistir essa passagem, me veio a idéia do tambor como um instrumento rítmico totalmente intuitivo. Na verdade, o bater sincronizado das mãos nos mais diversos objetos (lembrando Sivuca e Hermeto Pascoal) faz ecoar sons, sendo os tambores construções evoluídas que otimizam assim o som emanado das batidas.

Porém, mais do que um instrumento musical, o atabaque é considerado por muitos um instrumento sagrado. No candomblé, os atabaques possuem participação especial, capazes de realizar, junto com os cantos, a ligação entre o mundo dos homens e dos orixás. Na capoeira, como não poderia deixar de ser, o atabaque se fez presente nos primórdios do jogo. Instrumento que, quando bem tocado, fornece uma beleza maior às baterias aparece com freqüência nas rodas de capoeira como instrumento de marcação do ritmo estabelecido pelo berimbau. Uma exceção surge nas vadiações dos capoeiras que seguem "à risca" os ensinamentos de mestre Bimba, dentre os quais a não utilização do atabaque.

Mesmo que alguns pesquisadores afirmem que a utilização do tambor na capoeira não teve uma continuidade histórica, e que o atabaque foi introduzido na capoeira recentemente, talvez por Mestre Canjiquinha, com todo o respeito, considero improvável tal fato. Mestre Bimba, retirando o atabaque da sua bateria antes da década de 30 do século passado, só poderia ter tomado tal decisão se o atabaque estivesse presente na capoeira. Além disso, não desmerecendo os recursos e a criatividade do mestre da alegria, Mestre Canjiquinha nasceu em 1925, o que nos leva a concluir, após uma análise de datas, que seria muito improvável que o mesmo tivesse sido o responsável pela inserção do atabaque na capoeira.


Pandeiro Muito difundido e utilizado por diversos povos, o pandeiro é considerado um instrumento muito antigo, encontrado na Índia e até junto aos egípcios (1700 a.C.), com função de instrumento marcador de ritmo e acompanhamento. Da cultura árabe surge o adufe, que é um pandeiro quadrado sem platinelas.

A maior parte dos estudos aponta para chegada do pandeiro ao Brasil por via portuguesa. Inclusive existe registro que esse tambor já estaria presente na primeira procissão de Corpus Christi, realizada na Bahia, a 13 de junho de 1549. Fato esse que reforça a hipótese da chegada do pandeiro em navegações portuguesas para o Brasil, uma vez que a mão de obra escrava utilizada em maior quantidade nessa época era indígena. Com o passar do tempo, o instrumento foi absorvido pelos negros que passaram a utilizá-lo em suas manifestações culturais no Brasil.

Na capoeira, o pandeiro trabalha na marcação do ritmo estabelecido pelo berimbau. Na maioria das rodas de capoeira, o pandeiro utilizado possui pele de couro animal, tornando-se assim menos estridente. Inclusive, existem relatos de que Mestre Bimba retirava algumas platinelas do instrumento, tornando o som ainda mais grave, o que ele considerava o tambor da Regional. Em recente texto sobre instrumentos musicais, o amigo Miltinho Astronauta cita o cuidado que alguns capoeiras têm com seus instrumentos, como o saudoso Mestre Cosmo tinha com a afinação dos pandeiros. Segundo o mestre, os pandeiros deveriam ser afinados no tempo... no sereno, e tocados em pares, onde um marcava o passo e o outro se soltava no solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário