segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Marca da Superioridade e Capas de LPs!


 Leiteiro e Mestre Cobra Preta na  Roda dominical na Praça da República em Belém - Pará!


A MARCA DA SUPERIORIDADE!
Outro dia numa roda/
um moleque me chamou pra jogar/
Eu fiquei desconfiado/
pois não pude deixar de arreparar/
Oque estava escrito na camisa/
era um tal de Besouro Mangangá!

A roda de Mestre Gilberto da Barra, não éra muito frequentada nesta época,-1980- primeiro porque, era no sabado de manhã, horário que alguns trabalham, segundo porque, era num local classe média alta, e nesse tempo, os ricos não se interessavam por capoeira.
Então esta história de que vos falo, teve poucas testemunhas.
Era Mestre Gilberto e uns 6 alunos, eu, meu irmão, Neco e Espartaco!
Como conheci Mestre Gilberto não me lembro, só sei que as aulas dele era tipo serviço completo. Havia massagem, som afro com pesquisa de movimentos de Capoeira primitiva, os jogos do Mestre tinha um quê de diferente. Após a roda e um longo bate-papo, fechava com um almoço vegetariano,(?) só a base de frutas.Voçe saía dali, se sentido aliviado, diferente.

Nesse dia a roda ja tinha começado, quando Espartaco chegou. Máquina de jogar Capoeira bem azeitada, no auge da forma técnica e física, sua presença impunha o silêncio, chamava a expectativa.
Roda reiniciada, no pé do berimbau, Davi e Golias, digo Neco e Espartaco!
Jogo vai, jogo vem, na mente de Espartaco deve ter pintado a música: 
Quem nunca viu venha ver, licuri partir dênde, pois ele deu um sonoro Galopante, (tapa) no rosto de Neco, que sabiamente no momento exato, girou o corpo, evitando com isso as prováveis marcas da...
Imediatamente, deve ter pintado na mente de Neco a música:
Não é com a mão, é com o pé que se bate, pois o mesmo aponta para o pé do berimbau, e se dirige para o mesmo. Espartaco ao dar o Galopante no meio da roda, tinha levado o Neco-pelo giro de fuga- mais para perto do berimbau, então sabedor de que, quem chega primeiro "piranha" o outro, Espartaco estica a primeira passada demasiadamente.
Neco dá um leve toque no calcanhar dele, que eu vou chamar de:
Vento balançou a palha do coqueiro, e o Golias quase cai.
Teve o segundo jogo, não me lembrou se durou ou....

Aí Espartaco chama um jovem, (uns 15 anos) também não me lembro quanto durou, mais a finalização foi, uma Rasteira que principia o S dobrado, enquanto o corpo do rapaz se estatela no chão, ele para na Bananeira de Angola, e da duas ponteiras- uma com cada perna no rosto do rapaz.
Finda o jogo, silêncio denso, espêsso, pesado.
Os 2 personagens somem, e o coadjunvante vem falar conosco, quando ele fecha os olhos,vêem-se duas luas minguantes, vermelhas, produzidas pelas unhas do Mestre!
Seriam as marcas da Superioridade?
Ja tinha visto dele, 2 exibições de técnica e violência, quando da vinda de 2 capoeiristas do Grupo Capitães de Areia de SP, e com Caio de SamPa na tradicional Roda (era mas não era) das Crianças, no dia 27 de setembro na caixa dágua do Cosme Velho, mas nesta ele ficou a 3 milímetros de uma indelével marca na sua História!

O Espartaco que revi aqui no Pará em 2004 (?) me fez lamentar não ser assim em 1980, pois na ânsia de re-Bimbar, acabou por deixar de ser o maior do Brasil!
Quem viveu aquela época, sabe que o Espartaco liberou demais seus jovens "gladiaDores", e quem chegou a ir no Clube ASA em Botafogo, sabe que era fogo, e saiu gente de asa quebrada.
Estranhamente, quando conheci Lua Rasta e Espartaco, eu era 2 anos mais novo que eles, no entanto a representatividade deles na Capoeira, fazia-nos vê-los mais velhos, interessante isso!
MENINOS EU VI!

Capoeira é minha vida/
Ela é o meu tesouro/
Trago-a dentro do peito/
Ela é meu Cordão de Ouro

Link do Filme Cordão de Ouro The Movie!
http://www.youtube.com/watch?v=qWb-8pDzxko&mode=related&


                                          http://bibliotecadacapoeira.blogspot.com.br/






































































Sambas de Roda e Candomblés da Bahia(Mestre Bimba e Olga de Alaketu)-196

 Sambas de Roda e Candomblés da Bahia-Lp-JS DISCOS-196?
OLGA DE ALAKETU E CORÔ
ladoA:1-Saudação a Exú;2-Saudação a Ogum;3-Saudação a Oxóssi;4-Saudação a Omulu(Abaluaê);5-Saudação a Yrá(Xango);6-Saudação a Yansã;7-Saudação a Oxum(Igê-xa);8-Saudação a Povo de Ketu.
MESTRE BIMBA E CORÔ
ladoB:1-Quero ver rolar;2-Flor de mangueira;3-Lemba do barro vermelho;4-Ê canoeiro;5-Sábia cantou;6-Sereiá;7-O trem corre;8-Fogo na sabiá;9-Le-le a turma de Bimba chegou.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário