quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Músicas de Leiteiro para a Capoeira!


É ponto, Caboclo
Faz muito tempo, tempo, tempo
mas vou lembrar
foi no terreiro de Jesus
com Valdemar


Joguei com ele no terreiro

antes dele subir

agora ele está no céu

e eu estou aqui


quando eu morrer um dia

também vou para lá

jogar com Bimba

Pastinha e Oxalá

faz muito tempo, tempo, tempo
que eu brinquei
depois da linda brincadeira
quase chorei

foi no terreiro de Jesus
que isto aconteceu
e quando eu partir desta terra
vou jogar com Deus
(Leiteiro)
Música para acompanhar um toque cujo nome não me lembro,mas pode ser o Muzenza!


Neguinhos de Sinhá

Na volta que o mundo deu
Na volta que o mundo dá
os neguinhos estão jogando
é os Neguinhos de Sinhá

eu cheguei em boa hora
mas eu também vim de lá
vim num navio tumbeiro
com os Neguinhos de Sinhá

se o jogo é de Angola
miudinho ou regioná
enquanto a viola chora
quero sorrir e jogar

os neguinhos estão brincando
é os Neguinhos de Sinhá 

os neguinhos estão cantando
é os Neguinhos de Sinhá

 os neguinhos estão tocando
é os Neguinhos de Sinhá

os neguinhos estão jogando
é os Neguinhos de Sinhá 

eu também quero jogar
é os Neguinhos de Sinhá 
Leiteiro

Eu sou + eu

Menino tome cuidado
não banque o fariseu
voçe pode ser bom de briga
mas na Capoeira eu sou mais eu

não a faço por dinheiro
eu a faço por amor
nela meu nome é Leiteiro
e da Capoeira eu sou Professor

pela lei da gravidade
oque subiu tem que descer
quem subiu sem sacrificio
é mestre mas sem merecer

ela te faz um artista
e mexe com tua emoção
mas também tem o turista
que ganha dinheiro posando de bão
Leiteiro


BATE, MEU BRANCO, BATE
Pra aqueles que andam dizendo
que Capoeira é Macumba
Eu não estou Incorporado
nem é vela o meu Gunga
Apenas canto com intensa emoção
me lembro do sofrimento
de Mãe Preta e Pai João
la na Senzala, no tempo da escravidão
Negro sofria no tronco,
mas cantando esta CANÇÃO:
BATE MEU BRANCO BATE (refrão)
Que Mãe Preta ta orando
BATE MEU BRANCO BATE
Que Zambi no CÉU ta olhando
BATE MEU BRANCO BATE
Pai João ta me falando
BATE MEU BRANCO BATE
Que ZUMBI ta me chamando
BATE MEU BRANCO BATE
Quilombo ta me esperando
BATE MEU BRANCO BATE
LIBERDADE TA CHEGANDO!
LEITEIRO

Dentro do meu entendimento, esta não é exatamente uma letra de música de Capoeira, e sim um Carimbó, ritmo folclórico Paraense, para (podendo) ser cantanda ao som do Berimbau!

EU NÃO VIM APARECER! (Angola)
Eu não vim aparecer
Vim aqui prestigiar
O Grupo Berimbau Brasil
e a Capoeira no Pará
Uns dizem que eu não presto
Eles falam com razão
Eu não presto pra patife
Enganador e ladrão
Do lugar de onde vim
Enganador não tem futuro
É por isso que alguns dizem:
Carioca é dedo-duro!
Leiteiro

EU VIM PARA OS MEUS! (Angola)
Eu vim para os meus
Mas os meus não me quiseram
Subi serra, cruzei rio,
Passei na porta do Inferno
Senti sede no verão
Passei frio no Inverno
me derrubaram com pau
Hoje só caio com  "ferro"
Leiteiro

TEM-TEM!
Tem jovens e tem velhos
Tem meninos e meninas
Muitos tocam, jogam e cantam
Fazendo esta Arte Linda
Jogam com muita emoção
Jogam embaixo ou em pé
Respeitando a Tradição
A Capoeira tem Axé!
Leiteiro

Homenagem ao Mestre Peixinho, (Senzala-RJ) feita quando visitou o Pará!
PEIXE-VIVO!
Como pode um peixe-vivo
Viver fora d'agua fria
Como poderei viver
Sem a sua companhia
Ainda hoje eu me lembro
Quando nós andava junto
Capoeira era só Arte
Não havia Homem Bruto
Foi a arma dos escravos
No tempo da escravidão
Hoje é Arte e é Esporte
E é um jogo de irmão!
Leiteiro

PROFESSOR SEM ESTUDO (Angola)
Eu não estudei prá ser Padre
Nem também prá ser Doutor
Estudei foi Capoeira
Hoje sou um Professor
(esta parte acima pertence a uma outra música)
Capoeira veio da África
Um Negro me ensinou
Hoje ensino a seus filhos
Com dedicação e amor
Leiteiro

Versão da música:
Minha comadre seu marido morreu!
Feita após eu quase ter sido assassinado a pauladas dentro do covil, digo "academia"!

REI EM COVARDIA
Meu cumpadre o seu M..... correu
Mas ele não É M....., ele é Rei em Covardia
Em certos grupos, dá tristeza certos "homens"
Caia fora,
voçe só terá alegria
Banquei o otário, e fui com seu M....falar
Pegou um pau, e lá quis me assasssinar
Depois do crime, disse aos moleques
Que ele engana todo dia,
Prá mentirem e abafar sua Covardia!
Leiteiro

Versão para a música de Daniela Mercury:
NÃO ME PEGUE NÃO, NÃO, NÃO, ME DEIXE A VONTADE (é isso aí)
QUERO JOGAR COM VOÇE, O JOGO DA LIBERDADE

Mas que jogo é esse meu irmão,
Que voçe tá fazendo
Manera, frufru, manera,
olha que tem gente vendo
Quem não joga chora, meu irmão,
de tanta emoção
Porque é bonito de ver,
é jogo em cima e no chão,
é isso aí meu irmão

NÃO ME PEGUE NÃO,NÃO,NÃO,
ME DEIXE A VONTADE (é isso aí)
QUERO JOGAR COM VOÇE,
O JOGO DA LIBERDADE

Se vai brincar Capoeira,
saia no Aú,
Dê Meia-Lua e rasteira,
de olho no Amassa-Baú
Cante uma música maneira,
Capoeirá,Capú
Está em terra Estrangeira,
e aqui de Norte a Sul

NÃO ME PEGUE NÃO,NÃO,NÃO,
ME DEIXE A VONTADE (é isso aí!
QUERO JOGAR COM VOÇE,
O JOGO DA LIBERDADE
Leiteiro

A ARTE DO MEU CORAÇÃO (Angola)
(este refrão é de uma outra música)

Capoeira é esporte, e uma luta com som
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO (refrão)
Tem jogo em cima, no meio e no chão
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Tem jogo de cumpadre, amigo e irmão
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Tem gente de Cultura, que sente a emoção
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Também tem ignorante, que só faz agressão
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Capoeira é uma Arte de uma Negra Nação
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Tem canto, tem música, que lembra a escravidão
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Capoeira foi uma arma contra a escravidão
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Sangue do Negro ainda corre no chão
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Porque tem muito feitor de farda em ação
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Do meu coração, mas do meu coração
CAPOEIRA É A ARTE DO MEU CORAÇÃO
Leiteiro

REPENTE:
Peleja de Manoel Riachão com o Diabo!
de Leandro Gomes de Barros

Riaçhão tava cantando/ na cidade de AÇU
Quando apareceu um negro/ (da especie do?) urubu
tinha o beiço redobrado / da gross....

Esta tornou-se um HINO da ANGOLA devidamente ADAPTADA é claro:

Tava lá no pé da Cruz/ fazendo minha Oração
quando apareceu um Negro/ com a feitura de um Cão
tinha o beiço redobrado/ da gross...........

Um dos exercicios que mais gosto de fazer, é cantar um corrido no PÉ da berimbau e sair pro jogo "segurando o corrido". Exige boa concentração, OUVIR o CÔRO, e prestar atenção no JOGO.
E o corrido mais dificil que conheço é:
VEM BRINCAR MAIS EU,
VEM JOGAR MAIS EU MEU IRMÃO......(CORO)
Ô,Ô BRINCAR MAIS EU MEU IRMÃO,
VEM JOGAR MAIS EU IRMÃO MEU!

Fiz um pequeno acréscimo nesta lindísssima música de Mestre Deraldo:
Fui falar a minha Mãe, 
Há meu Deus que faço eu...:

Vou m"embora" prá Bahia
Meu Mestre vou visitar
Foi ele que me ensinou
A tocar, jogar, cantar
Ele um dia me falou
Não cante os feitos meus
Nesta terra eu sou pequeno
Bem maior é o nosso Deus!
Iêh, viva meu Deus!
Leiteiro

TEM ALUNO QUE DESEJA! 
Leiteiro (ritmo Angola)

Tem aluno que deseja
Que o Mestre saia matando
Pra que ele possa dizer
Sou aluno de fulano
Mas a corda do destino
Balança num vem e vai
Passa mês e passa ano
E um dia o Mestre cai
Então este mau aluno
Para todos vai dizer:
EU NÃO CONHEÇO ESTE HOMEM
E no Mestre VAI BATER!
Leiteiro



Sou bem chegado
(Leiteiro)

Na Arte ele é um bom Capoeira
na Gira ele vence demanda
na Roda ele canta bonito
pra dizer quem é que manda
é bem chegado aonde for
seu nome é Guará Mim Fô


Capoeira é seu grande amor
seu nome é Guará Mim Fô

pela Arte sua terra deixou
seu nome é Guará Mim Fô

com Ele a França jogou
seu nome é Guará Mim Fô

é Mestre de grande Valor
seu nome é Guará Mim Fô

no Brasil saudade deixou
seu nome é Guará Mim Fô




Conceição eu me lembro....

minha mãe sempre dizia
estude, não perca tempo
Capoeira é fantasia
é só um belo passatempo

eu estudei Capoeira
e vejo o bem que ela fez
viajo no mundo todo
e até aprendi françês

hoje eu estou em Paris
divulgando o passatempo
cantando essa ladainha

ensinando o Fundamento

eu estou muito feliz
com minha mãe ao meu lado
hoje ela sempre diz
ao seu Mestre muito obrigado


Eh, ao meu Mestre muito obrigado....

Capoeira:
Zé Maria e seu LP Parangolé! Sambas, Pagodes e outros ritmos!
O cantor Zé Maria e seu LP Parangolé, sub titulo sambas pagodes e outros ritmos, é indispensavel em qualquer discoteca de Entidades Negras e de pessoas que curtam as Artes Afro-Brasileiras.
Feito numa época em que era obrigatório o Axé, ( em que o Axé não era ritmo) em qualquer gravação, Zé Maria foi extremamente feliz na escolha do repertório e do arranjador musical, que soube "casar" a maravilhosa e poderosa voz de Zé Maria aos ritmos que mexem com todos os ouvintes que tiverem oportunidade de ouvir este disco.
Lançado em 1975 não teve a devida divulgação, por isso não emplacou, sendo provavelmente desconhecido pela maioria das entidades negras no país. Pode ser encontrado na Internet, (existe outro Zé Maria, por isso é importante citar o Parangolé).
Estou colocando aqui, pois interessa aos capoeiristas, terem uma bela música sobre capoeira!
Sem duvida que Zé Maria merece uma re-edição!







Nenhum comentário:

Postar um comentário