segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


IDOLOS NA CAPOEIRA?

Respeita o Mestre menino/
respeita o Mestre/
Este Mestre eu conheço/
ele faz e acontece!

Grão M...... F.R:
Agora, essas coisas de respeito e desrespeito, graduação assim ou assado, competência, traição, endeusamento de A ou de B, desqualificação do trabalho alheio, é tudo igual dentro e fora da Capoeira. Não há uma especificidade, quanto a essas coisas, que seja só da Capoeira.
Eu diria que essas doidices, são o varejo das relações humanas nossas.
Isso tudo não distingue entre capoeirista e não capoeirista, É COISA DE GENTE, É COISA DE POVO!
O Mestre Lua Rasta chegou no topo, mas sempre haverá quem queira desqualificar os ídolos.Mas não tem jeito, ele já tem o reconhecimento nacional.

Professor Leiteiro:
Se Suassuna recebesse pelos seus 3 lps, não precisaria sair de São Paulo, e não passaria pelo Vexame de ver um Batizado de Capoeira, ser interrompido para ter uma apresentação de Karate e depois continuar o Batizado!
Canjiquinha viu bem quem era Bimba, e teve a coragem de dizer.
Voçe lê em Atenilo o Relâmpago a atuação de Bimba contra Vitor H.U. e Caiçara, violando aqueles itens:
Respeito aos Mestres ( me vem na cabeça: Bimba quer barulho e 3 Pancadas) ou a Hierarquia. Bimba saiu Galopante sem cavalo! (Canjiquinha garante que o cavalo era ele mesmo)
Assim que o Lua foi para a Suiça, me matriculei com um amigo (Rubinho Tabajara citado no Noivo da Vida) no C.... e ele me deixou duas semanas gingando, enquanto os outros treinavam sequências depois da ginástica, só porque eu era aluno do Lua.
Coisas da Capoeira ou falta de Profissionalismo?

C..... no Rio é querido e odiado, assim como Bimba foi na Bahia, coisas da Capoeira ou mera coincidência.
O Lua nunca fez questão de ser chamado de Mestre, e EU tambem não faço, coisas da Capoeira ou... Noutro dia me disseram que um M...., nao toca não joga, nem canta por causa da Religião dele!
Infelizmente na Capoeira, quem foi rei não perde a coroa, mas eu me recuso a reconheçer como Mestre, alguém que troque a arte pela religião, e esta cada vez mais difícil ficar na Capoeira, tendo que ver esses "coisas" serem endeusados!
É COISA DE GENTE, DE POVO!
Professor Joaquim aqui do Pará, foi pra Bahia, fiquei feliz e mandei que visitasse o Lua, e falasse no meu nome! Em lá chegando, Professor Joaquim levou um chá-de-cadeira de uns 10 minutos, e depois um inquérito;
Quem é voçe?
Oque é que voçe quer com a Capoeira?
Mais ou menos por aí. Se Professor Joaquim não fosse do povão, teria desistido no primeiro minuto, e não teria conhecido muitos lugares com o Lua.

Mas voçe Leitor/a há de concordar, que segundo o Noronha em seu livro, Manuscritos de Mestre Noronha, o mais Vagabundo -e não o mais competente- era Pastinha para comandar o Grupo N. Sr. da Conceição, com as cores Azul e Branco (Iêmanjá?) que logo Pastinha mudou.
Desrespeitou a Hierarquia, os mais velhos?
Conheci Lua em 1975, assim que ele chegou no Rio, em 1976 0 Nestor escreveu O Pequeno Manual do Jogador de Capoeira ja citando o Lua como Mestre!
Conheci o Rafael o "Fundador"do Grupo Senzala e ele me perguntou se o Lua era Mestre?
Eu respondi que naquela época, quem comandava um grupo, era Mestre, mas o Lua nunca fez questão de ser chamado nem de Professor.
Oque ele exigia era, Seriedade e dedicação nos treinos, e exibições diarias e contínuas, de manhã, de tarde, de noite, e por isso eu posso dizer, que ja joguei as 24 horas do dia!
Na Capoeira, Desrepeito aos mais Velhos ou a Hierarquia da Capoeira, é um mal necessário, segundo os Burrocratas da Vilipendiada Arte!

A primeira grande dificuldade consiste em conquistar prestígio.
A segunda em conservá-lo toda a vida, e a terceira, preservá-lo depois de MORTO! Benjamim R. Haydon

Nenhum comentário:

Postar um comentário