segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mestre Ex-Mestre? Então Não Era Mestre! e A Sua, a Minha, a Nossa TrajeHistória na Capoeira!!!


Mestre EX-Mestre? Então NÃO era MESTRE!
Essa HISTÓRIA faz parte do:
Histórias e Estórias do Arco da Velha.

Um Mestre do RG do Sul, nos mandou um lindo Livreto sobre Capoeira gratuitamente.
Aí, gostamos e indicamos conhecido nosso, que na época se dizia Mestre, para receber também. Numa noite, bate lá em casa revoltado, pois o Mestre do RG do Sul tinha escrito no envelope, PROFESSOR!
Queria que mandasse-mos de volta, ao Mestre do RG do Sul, para que fôsse corrigido o erro. Dissemos que seria difícil, já que fôra enviado de graça, e aí ele marcou uma reunião na Academia dele, onde deu-nos uma sabatina de uma hora, sobre a diferença entre Mestre e Professor!
Não nos convenceu, e nem nós a ele, e aí como eu digo numa música:
MAS A CORDA DO DESTINO BALANÇA NUM VEM E VAI!

E aí vem um Famoso Mestre do RJ, e ele passa para o Grupo do Mestre, É REBAIXADO e hoje É PROFESSOR no Grupo!
Tenho este Mestre do RIO no MAIOR CONCEITO, mas mesmo assim me pergunto:
Se este Mestre, que conhece profundamente a CAPOEIRA, precisa REBAIXAR UM MESTRE, para ampliar seu grupo, como vai ficar a Capoeira no Futuro?
A Regra da Capoeira que eu aprendi, que ao mudar de grupo voçe desce uma corda, (ja pensou se mudares 5 x vai ficar no 0) mas se chegas a Contra-mestre ou Mestre, nunca ouvi falar! Até porque mudar de grupo era um verdadeiro milagre, ou como diz Mestre Guará: Um Mestre não muda de Grupo!
O único exemplo que conheço, é do aluno do PAI de SANTO de Jacarépagua.
Ele formou um aluno muito bom, (estive nessa formatura) o aluno mudou para outro grupo, foi horrivelmente rebaixado, e PAI de SANTO revoltado, criou a CORDA PRETA como protesto pela desvalorização da sua GRADUAÇÂO, e a usou num outro Batizado que fui, em 1981 por aí!
E pior:
Se esse EX-Mestre se formar novamente, não será Bi-Mestre?

Este Texto suscitou esta Resposta de Uma Leitora:
Quem É deixa de Ser!
Até quem É Vivo morre!
A leitora Iaponira deu esta intrigante e desafiante resposta!
Mas na minha modesta opinião:
Só quem Não Era, é que Deixa de Ser!(êpa, o português é uma faca de 2 legumes)
Se Ele Não Era, como deixará de ser oque Não Era?
Na Capoeira Não É proibido Se Achar ou Dizer que È!
Agora Ser é outros 500!
Mesmo sendo Professor, ensinei a varios M...., agora dizer que São, ou chamá-los de M...., é que são elas!
Neste É mas Não É, só tem 1 que È mas vai Deixar de Ser: JC!
Pois se JC É Deus É Idolatria, então se apela para o 2 em 1!
Isto é só por enquanto, pois no fim do iMundo:
Ele vírá, Sentado a Direita do Pai, para julgar os vivos e os mortos!
Ou seja: Veremos os 2!
Aí 1 vai ter que Deixar de Ser!

Até quem é Vivo, Morre!
Na minha iniciação como Professor de Capoeira, tive 3 alunos filhos de evangélicos, cujo Pastor do Templo intimidou os Pais, afirmando que a Capoeira era Diabólica.
Procurei e Não encontrei nada.
A Bíblia nos informa que 2 Não Morreram aqui na terra. Elias (subiu numa carruagem de fogo) e Abraão se não me engano, subiram vivos. JC é Hours-Concours.
Mas Lázaro, provavelmente era epiléptico, ou seja:
Conseguia ouvir tudo, mas não conseguia se mexer, e somente a Voz Poderosa de JC, (falava pra 5.000 sem megafone) fê-lo levantar!
Entendeu?
Nem Eu!


 A Sua, a Minha, a Nossa TrajeHistória na Capoeira!!!

Filosofia:


Filme:



Homenagem ao Meu Mestre!

Lutas:

Videos:
Graças ao Mestre Burguês e Mestre Guará temos (eu e Meu Irmão) 2 videos de 1977/79 quando filmamos a Senzala/Rio!


MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA A CAPOEIRA: 
 BERIMBAU DESMONTAVEL(1977) EXTENSOR de PARABOLA-BAQUETA EXTENCIL-DOBRÃO DESLISANTE-ALAVANCA DISSONANTE-CABAÇA-PANDEIRO e ATABAQUE DESMONTAVEL- BANCOBAQUE (atabaque-banco ja inventado) ADAPTAÇÂO da TABLA HAVAIANA (atabaque de 2 couros) para a CAPOEIRA e mais 5 TIPOS DE ATABAQUE!
 
MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE VIA CAPOEIRA: 
Chinelo Havaiana com ELASTICO NO CALCANHAR(1977) e a BOLSA-BOLA! 
Em 1981 vim ao PARÁ e comprei 2 cuias desenhadas trançei a alça com MACRAMÊ e amarrei as cuias boca com boca para colocar minha calça e depois de sair da praia de IPANEMA POSTO 9. IA A FEIRA HIPPIE COM A BOLSA E A SANDALIA COM ELASTICO POR TRAS DO CALCANHAR PARA TOCAR, CANTAR E JOGAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário